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6 Dicas para o treinamento físico no inverno



O inverno pode ser a época mais desafiadora do ano para os treinamentos. Além de sentirmos mais preguiça e dificuldade para sairmos do quentinho, o frio é um fator que deve receber uma atenção para evitarmos lesões e perdas calóricas excessivas.


Conversamos com a Educadora Física Cristina Morfim, instrutora de cross e funcional, para sabermos quais os principais cuidados que devemos ter para os treinarmos no frio. Veja a seguir as dicas dela:


1 - Horários: é importante você manter a sua rotina de horários para não mudar seus hábitos e correr o risco de desandar toda a sua organização pessoal e mental. Mas se você treina muito cedo ou muito tarde, que são os períodos mais frios do dia, é preciso um cuidado redobrado aos próximos pontos que vamos explicar.


2 - Roupas: mantenha o seu corpo agasalhado, mas não muito para não superaquecer ou causar uma falta de ar. Cuidado com as extremidades do corpo como nariz, orelhas e mãos, principalmente se o seu esporte é outdoor. Procure usar roupas específicas de esporte como calças e camisas térmicas, pois elas aquecem o corpo mas não bloqueiam a transpiração.


3 - Aquecimento: com o frio, as nossas articulações e músculos se contraem mais para que o corpo não perca tanto calor. Por isso, é necessário uma dedicação maior aos alongamentos dos membros e das articulações.


4 - Aeróbico: investir nos exercícios aeróbicos ajuda muito no aquecimento do corpo antes do seu treinamento, então faça de 10 a 15 minutos de corrida ou bike. Polichinelo ou corda também são exercícios muito interessantes para o seu aquecimento, e vale também ir caminhando para o local do seu treinamento. Se for de carro, estacione mais longe.


5 - Hidratação: no inverno temos a sensação de sentirmos menos sede, mas o nosso corpo continua necessitando de água. Então não se descuide da hidratação, mantenha a sua garrafinha de água com você.


6 - Parceiro(a): se falta motivação pra ir treinar, combine com um(a) parceiro(a) seu/sua para treinarem juntos. Assim, um sempre vai "pilhar" o outro para irem treinar e até mesmo para se dedicarem mais.


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