Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Faixa APN.png

Entrevista: Melo e Cabrera - Segurança aquática em eventos esportivos


A preocupação maior da PDA Esportes quanto a realização de provas de natação em águas abertas está na segurança de todos os atletas. Por Isso, desde a primeira prova buscamos trabalhar com uma equipe qualificada e a cada novo evento investimos ainda mais nesse critério.


Nesta entrevista você conhecerá um pouco mais sobre os dois profissionais que são os braços fortes da PDA Esportes quando o assunto é suporte técnico na água. O Mello e o Cabrera fazem parte da nossa equipe fixa de segurança, que além de atuar presencialmente nas provas, também são os responsáveis pelo planejamento da segurança de cada evento.


João Guilherme Melo, ou apenas Melo, atua como Coordenador de Segurança nas provas de natação em águas abertas da PDA Esportes. Ele é o encarregado de planejar a estrutura de segurança, selecionar o quadro de guarda-vidas, além de direcionar os profissionais e as embarcações motorizadas.



Conte-nos um pouco sobre sua experiência enquanto bombeiro e guarda-vidas em provas de natação.

Comecei a trabalhar no Ironman em 2009, era o caiaque madrinha do nipe masculino profissional até 2015, quando comecei a competir nesta prova. Depois minhas participações foram mais como atleta em travessias aquáticas e triathlons pelo Brasil, como Copa e Troféu Brasil, THC Caiobá, Ironman e provas da Fetrisc. Com isso adquiri uma pequena experiência do que os atletas sentem com uma falta de organização. Me formei como Guarda-vidas Civil em 2007, o que acrescentou prevenção e segurança onde estive a trabalho ou competindo. Hoje faço parte da SOBRASA - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, em Santa Catarina e atuo como Bombeiro de Aeródromo Civil no Aeroporto Internacional de Florianópolis.


Você é nadador e triatleta. Ter essa vivência te ajuda quando você coordena uma equipe em uma prova de natação no mar?

Até hoje participei muito mais de provas de triatlon, mesmo assim isso me ajuda muito enquanto estou como guarda-vidas. Eu busco fazer aquilo que eu gostaria de receber quando estivesse nadando. Ou que fizessem para os outros quando eu apenas acompanho outras provas. Observo muito as falhas que acontecem em outras provas e busco evitar que aconteçam na minha.

Os pontos mais críticos numa prova é a largada, até o contorno da primeira boia, por ter o afunilamento dos atletas. Muitos acabam saindo muito forte, ou com ansiedade, isso pode gerar um stress no atleta e necessitar de um atendimento ou apenas um apoio de orientação.


Quais os principais cuidados que os atletas devem ter em uma prova de natação em águas abertas?

O maior cuidado deve ser quanto ao treinamento em águas abertas. Por ser uma prova ao ar livre, há muitas interferências externas, possibilidade de marolas, condições climáticas. Principalmente os atletas mais lentos, a turma do fundão. Recomendo que treinem e tenham a experiência de nadar em mares ruins, agitados e até mesmo com chuva. Se possível, fazer um reconhecimento prévio no local da prova.


Já o Augusto Cesar Cabrera Cristofano é proprietário da Cabrera Náutica e guarda-vidas civil. Fornece os equipamentos motorizados - botes e/ou motonautas (jetskis), assim como os pilotos devidamente habilitados e treinados para esses tipos de eventos, para compor a equipe de Segurança dos eventos da PDA Esportes.



Conte a sua trajetória com a Cabrera Náutica.

Tenho formação em arquitetura e urbanismo e o meu trabalho de conclusão de curso foi um projeto de um estaleiro escola em 2017. Atuo há 13 temporadas no serviço voluntário como guarda-vidas junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Sou instrutor náutico desde 2012 com a minha empresa homologada desde 2014 para treinamento e soluções náuticas. Nos eventos, estou sempre a frente da segurança aquática pilotando um jetski. Ainda intercalo o tempo com o trabalho de construção naval artesanal.


Quais os esportes aquáticos que você trabalha com apoio na segurança?

Participamos das principais provas de natação e triathlon que acontecem em Santa Catarina, como o Circuito Ocean, Travessia da Ilha do Campeche e Ironman. Nos eventos de surf estamos sempre presentes, somos parceiros da Associação de Surf da Joaquina e já cobrimos etapa do World Surf League - WSL. Também cuidamos da segurança dos eventos de surf de peito que acontecem na Grande Florianópolis.


Como é a estrutura de equipamentos e profissionais indicados para uma prova de natação em águas abertas?

A segurança em qualquer evento aquático deve ser prioridade e o primeiro ponto a ser definido no planejamento de uma prova. Para as travessias de natação, recomendamos sempre o acompanhamento de bote inflável, pois é melhor para a subida do atleta, e motonauta com o sled de resgate. Além dos veículos motorizados, deve-se ter sempre guarda-vidas com caiaques, pranchas ou stand up paddle ao longo do percurso. O que sempre ressaltamos é a importância da equipe de segurança ser devidamente treinada com resgate e salvamento, não apenas colocar pessoas remando para os caiaques. A quantidade de embarcações vai variar de acordo com a quantidade e perfil dos atletas que fazem a prova, bem como do local onde ela está sendo realizada.


Você também ensina a pilotar barcos e motonautas. Como são as aulas?

Sim, além da segurança aquática em eventos esportivos, atuamos como instrutores em treinamento náutico obrigatório, homologado pela Marinha do Brasil, destinado a habilitação náutica em navegação interior (arrais amador e motonauta). As aulas são inicialmente teóricas com apresentação dos equipamentos de segurança, noções de maré e mecânica dos botes e motonautas. Os embarques em bote inflável são realizados no Ribeirão da Ilha com navegação na Baía Sul até o farol de Naufragados. E o embarque em moto aquática é realizado na Lagoa da Conceição com navegação até a Barra da Lagoa. Os cursos são em Florianópolis/SC.


Aproveitamos esta entrevista para lançarmos aqui o nosso Plano de Segurança Aquática. Um documento que servirá como base para a realização de todas as nossas provas de natação em águas abertas. Para você, atleta, servirá como um informativo para conhecer os nossos critérios de segurança e ter tranquilidade para poder participar dos eventos da PDA Esportes e saber que estará sempre bem acompanhado.


#natação #segurançaaquática #nataçãonomar #nataçãoemáguasabertas

Baner Ocean Venha Nadar.png
Pesquisa Perfil - Post.png

Leia as últimas publicações

Faixa para site com produtos Home.png

Queremos te conhecer! Participe das nossas pesquisas de Perfil.

Ícone_Whatsapp_Redondo_Vazado.png
Ícones E-mail.png
  • Instagram - PDA Esportes
  • Facebook - PDA Esportes
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - PDA Esportes
  • LinkedIn - PDA Esportes

© 2020. PDA Esportes - CNPJ 35.507.828/0001-15 | Santa Catarina - Brasil.