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Os benefícios da Yoga e Meditação na Natação



Tem-se falado muito em Yoga nos últimos anos e você já deve ter visto fotos e vídeos sobre o tema. Mas o que é Yoga afinal? Resumidamente podemos dizer que é a conexão com o nosso ser, que é trabalhado através de um universo enorme de técnicas e modalidades, mas com o mesmo objetivo: de nos reconectarmos com nossa essência e estarmos conectados com nosso presente, por meio de respirações, posturas e meditações.

E como a Yoga se relaciona com a natação? A natação é um dos esportes mais completos e que se praticado com perfeição tem seus movimentos balanceados, sutis e fluidos. Toda essa fluidez e perfeição vem da sincronia e coordenação da respiração com os movimentos do nado. E é aí que entra a Yoga. Ela trabalha o fortalecimento dos músculos, a flexibilidade, noção corpórea e coordenação através das posturas (ásanas).

Trabalha o CORE, que é responsável pelo fortalecimento do centro do nosso corpo, ajudando os órgãos internos a funcionarem bem. E com o CORE firme, o nado fica mais estabilizado. Além disso, exercita também a respiração com exercícios respiratórios conscientes e, por fim, trabalha a concentração e o estado de presença através de toda a prática consciente, prestando atenção em cada movimento, além do controle mental, através da meditação.


Vriksasana ou postura da árvore


A meditação é basicamente o ato de concentrar-se em si, esvaziando a mente, cortando ligações com o mundo exterior e apenas ser. Geralmente uma aula completa de Yoga é finalizada com uma meditação. Estudos indicam que a meditação no esporte pode diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo, e as funções do seu organismo ficam mais estabilizadas quando você se mantém calmo e relaxado e não se entrega aos medos que nos paralisam e bloqueiam nosso potencial.

O que diferencia um nadador de mesmo nível do outro é o controle da mente. E a meditação tem sido uma forte aliada nesse aspecto, fora todos os outros benefícios como: melhora do sono, estado de presença no treinamento, maior concentração, melhora da imunidade, equilíbrio emocional, diminuição da ansiedade e aumento da criatividade. A meditação pode ser praticada durante a aula de yoga ou apenas sozinha. Experimente e sentirá o quanto tudo isso faz sentido.


Escrito por Gerusa Schramm

Formada em Farmácia e Bioquímica e cursando Educação Física. Instrutora de Yoga e Meditação. Nadadora federada na juventude, sendo campeã brasileira, sul-brasileira e catarinense. Foi finalista no Troféu José Finkel e Troféu Brasil. Com 7 medalhas de ouro apenas em um Jasc e vários anos consecutivos campeã e recordista no mesmo. Hoje nadadora master, campeã brasileira.


#yoga # meditação #benefícios #esporte #natação

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