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Outubro Rosa - Especialista dá dicas que auxiliam na prevenção do câncer de mama


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável por cerca de 25% do total de casos. E diversos fatores estão relacionados à incidência desta doença: idade, histórico familiar, genética e sexo. Só que infelizmente, nenhum destes pode ser controlado por nós.


Porém, há outros tantos que também apresentam influência no surgimento do câncer e que podemos trabalhar para melhorar: estilo de vida, peso corporal, hábitos alimentares e prática de atividade física. Por isso, a nutricionista Renata Silvério separou algumas recomendações que podem (e muito) ajudar a proteger as mulheres. Confira:

1) Manter o peso saudável é muito importante para a prevenção do câncer de mama, uma vez que estar acima do peso é um grande fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer.


2) Consumir uma dieta rica em alimentos de origem vegetal. Frutas, verduras e cereais são fontes importantes de fibras, antioxidantes e fitoquímicos, os quais têm sido relacionados com menor risco de câncer, além de proteger o corpo de outras doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas. É importante optar sempre por cereais integrais e consumir diariamente pelo menos 5 porções de frutas e/ou verduras.


3) Limitar o consumo de gorduras. Alguns estudos sugerem que o consumo de gorduras saturadas ou hidrogenadas aumentam o risco de câncer de mama. Então alimentos como margarina, manteiga, carnes gordurosas, pele de frango e leite integral devem ser evitados. Por outro lado, alimentos que são fontes de “gordura boa” devem ser incluídos na alimentação (azeite de oliva, abacate, nozes, castanhas).


4) Evitar o consumo de álcool. A ingestão de bebidas alcoólicas, independentemente do tipo, está relacionada com um aumento no risco de câncer de mama. Portanto, o seu consumo deve ser feito sempre de forma moderada e com a menor frequência possível.


5) Manter níveis adequados de vitamina D. É importante para mulheres de todas idades consumir vitamina D e cálcio em quantidades adequadas para manter a saúde óssea. Além disso, a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de câncer de mama. Essa vitamina pode ser obtida através da dieta (gema de ovo, bife de fígado, peixes, leite e derivados são boas fontes) ou através da exposição ao sol (15 minutos por dia).


De forma geral segundo a especialista, manter um estilo de vida saudável é o maior aliado na prevenção do câncer de mama. Sem esquecer, é claro, da importância da realização dos exames periódicos. Quem quiser conferir mais algumas dicas, é só seguir o perfil da Renata no Instagram - @guiadebemestar.


#outubrorosa #alimentação #saúde #mulher


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