Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Faixa APN.png

Pergunte-me: 7 respostas para as dúvidas mais comuns sobre travessia de natação



A natação em águas abertas está evoluindo em todo o mundo e, com isso, as provas conhecidas popularmente como travessias também têm crescido. Na temporada de verão, por exemplo, já é possível até participarmos de provas em praticamente todos os finais de semana.


Com a adesão de novos atletas ao esporte, muitos ainda com pouca experiência na participação dessas competições ou que ainda estão se organizando para começar, muitas dúvidas são frequentes entre esses atletas. Por isso, vamos ajudá-los esclarecendo as principais questões sobre travessias de natação. Confira:


#1 - Quais as distâncias mais comuns nas travessias?

O percurso mais comum em provas de todo o Brasil é a de 1.500 metros. As provas menores variam de 600 a 800 metros, dependendo do organizador e do local da prova. Uma prova tradicional, mas que nem todos o organizadores têm realizado, são as provas de 200 metros, conhecidas como Travessinhas, ideais para iniciantes, sejam crianças ou adultos. Nos últimos anos tem crescido o número de provas, com distâncias maiores como de 3.000, 5.000, 7.000 e até de 12.000 metros.


#2 - O uso da touca da prova é obrigatório?

Sim! O uso da touca é em primeiro lugar um fator de segurança, para destacar os atletas na água e facilitar para a equipe de salvatagem a sua identificação. Os eventos de natação no mar fornecem toucas, algumas personalizadas com a logo do evento ou do patrocinador, e em diversas cores, distintas por tipo de prova ou sexo, dependendo dos critérios de cada organizador.


#3 - Posso usar nadadeiras ou palmar?

Nas travessias de natação, mesmo as amadoras, é proibido o uso de qualquer tipo de propulsor artificial que gere uma desvantagem em relação aos demais atletas, como nadadeiras (pé de pato), palmar de qualquer modelo ou flutuadores (poliboia, macarrão, etc.).


#4 - É permitido nadar acompanhado do meu técnico?

É comum os organizadores liberarem o acompanhamento de um técnico nadando ou até mesmo com caiaque ou stand up paddle, desde que avisado previamente ao diretor de prova e ao coordenador de salvatagem. Quando permitido, este acompanhante não pode interferir de qualquer forma no nado do atleta ou em seu deslocamento, muito menos prejudicar a prova de outros atletas, cabendo desclassificação nestes casos.


#5 - Como é feito a classificação entre os atletas?

As classificações para premiação e pontuação são realizadas a partir da idade do atleta. A data válida para a idade pode variar de acordo com cada regulamento e o período em que as provas são realizadas, seja 31/12/2020 ou uma data no final do circuito, como 30/04/2020. As categorias são formadas com base em faixas de idade, geralmente estabelecidas em um grupo de 5 anos de diferença, por exemplo, com atletas de 20 a 24 anos de idade.


#6 - Tenho roupa de borracha (neoprene), posso usar em todas as provas?

Os uso das roupas de borracha é recomendado apenas em águas mais frias, com temperatura de até 24ºC, e geralmente é liberado o uso nas provas amadoras. Em provas oficiais, em que utilizam o regulamento FINA como base não são permitidas.


7# - Se eu quiser desistir da prova, como devo proceder?

O mais importante nas provas de natação em águas abertas é a sua segurança e integridade física. Se você entender que não está se sentindo bem, com cansaço demasiado ou por qualquer outro motivo queria desistir da prova, você deve acenar à equipe de salvatagem que está presente na água com caiaques e/ou stand ups paddles e pedir o seu resgate. Ao chegar em terra, certifique-se de ter avisado ao diretor de prova e a equipe de cronometragem da sua desistência.


#pergunte #dúvidas #natação #nataçãoemáguasabertas #nataçãonomar #travessiadenatação

144 visualizações
Baner Ocean Venha Nadar.png
Pesquisa Perfil - Post.png

Leia as últimas publicações

Faixa para site com produtos Home.png

Queremos te conhecer! Participe das nossas pesquisas de Perfil.

Ícone_Whatsapp_Redondo_Vazado.png
Ícones E-mail.png
  • Instagram - PDA Esportes
  • Facebook - PDA Esportes
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - PDA Esportes
  • LinkedIn - PDA Esportes

© 2020. PDA Esportes - CNPJ 35.507.828/0001-15 | Santa Catarina - Brasil.