top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Setembro Amarelo - Como o esporte pode ajudar?



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, sendo que no que se refere à tentativa esse índice é ainda mais alarmante: a cada três segundos alguém atenta contra a própria vida. Em termos numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse total pode ser bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade.


Do total de óbitos, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais como, por exemplo, depressão e transtorno bipolar. E para estes casos, o esporte pode ser um grande aliado no tratamento dos gatilhos. A atividade física, mesmo quando praticada de forma leve, contribui física e emocionalmente para o tratamento. Vale uma caminhada, pedalada, um jogo de futebol, aula de dança ou qualquer outra atividade que se tenha mais empatia. Quanto mais a pessoa gostar do que está praticando, maiores são as chances de manter uma regularidade.


A prática da atividade física libera endorfina, uma substância química presente no nosso organismo que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio das dores, e a Dopamina, que tem efeito analgésico e tranquilizante. Vale ressaltar que em muitos casos, a depressão é causada por um desequilíbrio hormonal no cérebro, não apenas por transtornos emocionais. Nesses casos, a atividade física funciona como um complemento aos remédios.


Para o emocional, o esporte contribui com a socialização da pessoa, promovendo interação e descontração, além de trabalhar a motivação a partir do estabelecimento de pequenas metas, como melhorar seu desempenho ou praticar em um novo local. Ainda podemos destacar como benefícios o fato de ajudar a eliminar distúrbios do sono, transtornos de ansiedade e aprender a gerenciar o estresse.


Além de incentivarmos a prática de atividade física indistintamente, nesses casos pode ser o divisor de águas para algumas pessoas. Veja alguns sinais importantes que o corpo dá quando algo está errado:

  • Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;

  • Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;

  • Mudança de apetite e ganho ou perda de peso;

  • Insônia ou Dormir em excesso.


A campanha nacional Setembro Amarelo é liderada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 2014 no Brasil. E tem como data símbolo o 10 de setembro - Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que visa a conscientização, desmistificação e prevenção do suicídio. A ABP disponibiliza diversos materiais prontos para compartilharmos nas redes sociais, além de outras informações, no site www.setembroamarelo.com.


1.206 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page