top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Bodysurf - O jacarezinho na praia ficou sério


Desde criança vamos para a praia brincar e o jacarezinho está entre as atividades mais animadas que fazemos. Sabe quando pegamos uma onda sem qualquer equipamento e vamos seguindo até onde ela nos levar? Isso é o jacarezinho. Quem nunca competiu com o irmão ou amigo para ver quem ia mais longe.


Mas esse jacarezinho se profissionalizou. Conhecido como bodysurf, ou surfe de peito, possui técnicas, manobras e até competições específicas. Além de vir, cada vez mais, conquistando adeptos em muitas praias do Brasil. Pode ser considerado como a primeira forma de surfe, a mais pura, por não ter o uso de nenhuma prancha, apenas o corpo e uma onda.


O bodysurf consiste em deslizar sobre a parede da onda, a parte que ainda não quebrou, assim como no surfe tradicional, fazendo diversas manobras como rolos, giros 360º, ir de costas e, claro, o clássico tubo. As melhores ondas para surfar de peito são as cavadas e rápidas, e geralmente no raso. Também é possível utilizar uma pequena prancha na mão que te ajuda a deslizar mais - técnica conhecida como handsurf.


Nesta modalidade esportiva é permitido o uso de nadadeiras (pés-de-pato) nos campeonatos, que anualmente são realizados em diversos países. Em Santa Catarina temos o tradicional festival Uga-Buga, organizado pela fabricante de pranchas de bodysurf Uga-Buga em Florianópolis.


Curtiu essa técnica e vai tentar evoluir o seu jacarezinho também? Vale assistir o filme Come Hell or High Water, de Keith Malloy, ele retrata toda a essência desse esporte: https://www.youtube.com/watch?v=JbVvTLHZFWo&list=WL&index=15&t=0s


Agora é só se preparar para aquela onda e se tornar um bodysurfer. Boas ondas!


259 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page