top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Conheça as 5 maratonas mais antigas do mundo



Nós somos da terra, da areia e do mato, mas respeitamos muito uma corrida de asfalto. Por isso vou te apresentar uma curiosidade sobre as maratonas, provas de corrida em asfalto com uma distância de 42,195 Km. Conheça a seguir as cinco maratonas mais antigas do mundo, sendo a mais antiga realizada por 125 anos.


Boston Marathon - 1896


A Maratona de Boston é a mais famosa e tradicional corrida de longa distância realizada anualmente em todo o mundo. Os fundadores foram inspirados pela primeira maratona olímpica de 1896 e passaram a organizá-la a partir de 1987, sendo realizada sempre no Dia do Patriota, que é na terceira segunda-feira do mês de abril. Acontece entre as cidades de Hopkinton e Boston, no estado de Massachusetts, Estados Unidos, reunindo mais de vinte mil atletas em cada edição. Esta maratona é uma das seis competições que fazem parte da World Marathon Majors.


Yonkers Marathon - 1907


A Maratona de Yonkers foi fundada em 1907, sendo a segunda maratona mais antiga dos Estados Unidos. É realizada na cidade de Yankers, no estado de Nova York, às margens do Rio Hudson, sempre no terceiro domingo de outubro. Além da maratona, há uma meia maratona e um percurso de 5 km. No final da corrida há uma reunião e festividades centradas no Parque Van de Donck.



Comrades Marathon - 1921


A Comrades Marathon é considerada a ultramaratona mais antiga do mundo, sendo realizada desde 1921. Acontece entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg, África do Sul, num percurso de 90 Km aproximadamente, com direção alternada a cada ano entre a corrida "para cima" (87 km) partindo de Durban e a corrida "para baixo" (agora 90,184 km) partindo de Pietermaritzburg. Participam desta ultramaratona 25.000 corredores, que precisam atingir um tempo limite para concluir a prova.


Košice Peace Marathon - 1924


A Maratona da Paz de Košice acontece na cidade de Košice, Eslováquia, desde 1924, sendo a prova mais antiga da Europa. Ela foi inspirada na maratona de Paris. A prova que acontece geralmente no primeiro domingo de outubro tem um percurso plano em duas voltas que passam pelos principais pontos turísticos da cidade.


Seoul Marathon - 1931


A Maratona Internacional de Seul é uma maratona anual que acontece em Seul, na Coreia do Sul. Apesar de a primeira edição ter sido em 1931, foi só em 1964 que a distância oficial de 42,195 Km entrou no percurso da prova, que até então era de 50 ris, cerca de 23,30 Km. Com altimetria perfeita para quebrar recordes, começa no centro da cidade e termina no Estádio Olímpico. Ela atrai cerca de 35.000 corredores anualmente e também é conhecida por ser a terceira competição de corrida em estrada mais longa da Ásia.


E aí, você já participou de alguma dessas? Compartilhe conosco como foi essa experiência.


316 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page