top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Pergunte-me: 5 principais dúvidas de quem quer começar a correr


Foto: FishEye Photografy


Certamente você já passou por alguém correndo na rua ou conhece alguém que pratica a corrida, seja por hobby ou como um esporte regular. Se você está curioso pela corrida e está pensando em iniciar a correr, mas ainda tem alguma dúvida, confira aqui a principais dúvidas que nos perguntam sobre como iniciar na corrida.


Qual é a forma mais adequada para iniciar na corrida?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor forma de começar a correr. A principal dica é iniciar com corrida intervalada de curta duração, alternando entre corrida e caminhada em intervalos curtos. Gradualmente, aumente a duração das corridas e reduza os intervalos de caminhada, até conseguir correr a distância planejada sem precisar caminhar para recuperar o fôlego.


Qual o ritmo da corrida que devo manter no início?

É importante começar a correr em um ritmo moderado, permitindo que o corpo se acostume às novas demandas da atividade. Correr em um ritmo que permita conversar sem dificuldades é uma boa referência, mas mantenha a atenção à respiração. Evite dar tudo de si nos primeiros minutos e mantenha um ritmo moderado durante toda a corrida. Lembre-se que no início é mais importante o equilibrio e a regularidade.


Quanto tempo devo descansar entre os treinos?

O corpo precisa de tempo para se recuperar após os treinos. É recomendado esperar pelo menos um dia antes de treinar novamente. O descanso adequado é essencial para que o corpo se adapte às novas demandas da corrida e evite lesões. Mas mantenha a regularidade dos treinos, principalmente no início, mesmo que você se sinta cansado ou com a musculatura um pouco dolorida.


Existe um biotipo ideal para correr?

Muitas pessoas têm dúvidas se existe um tipo de corpo específico para a corrida. É importante entender que não se trata de um biotipo ideal, mas sim da relação do peso corporal na corrida. Cerca de 80% do gasto de energia na corrida é utilizado para sustentar o peso do corpo, portanto, carregar menos peso pode facilitar o esforço. No entanto, cada pessoa é única, e correr com um corpo mais forte pode ter suas vantagens. O importante é respeitar os limites do próprio corpo e buscar um peso saudável.


Quero começar a correr, mas estou acima do peso. Devo emagrecer primeiro?

Se você está acima do peso e quer emagrecer, é fundamental que você faça uma reeducação alimentar e inicie uma atividade física. A corrida é uma excelente opção de esporte para te ajudar a emagrecer. Será a corrida que já incentivará e ajudará a manter o foco no emagrecimento e na qualidade de vida. Não espere emagrecer para começar a correr, comece agora mesmo.


Em quanto tempo consigo participar de uma competição?

As competições esportivas são um excelente estímulo para você se manter treinando. O ideal é que você mantenha a regularidade nos treinos e vá evoluindo na velocidade e nas distâncias. Nas competições de corrida é permitido caminhar um pouco, caso seja necessário para você recuperar o fôlego. No início, participe de provas mais curtas de até 5 Km por exemplo, e por locais planos, que vão exigir menos de você.


Cada pessoa é única e as necessidades podem variar. É sempre recomendado buscar orientação de profissionais especializados, como médicos ou treinadores, antes de iniciar qualquer programa de corrida. Além disso, escutar o corpo, respeitar os limites e progredir gradualmente são fundamentais para desfrutar dos benefícios da corrida com segurança e prazer.


52 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page