top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Por que usar bóias de segurança para nadar em águas abertas?



Nadar cada vez mais no mar é o nosso objetivo, certo? E à medida em que vamos evoluindo no esporte, queremos experimentar novas provas e novos lugares, também vamos investindo mais em equipamentos. As bóias de segurança e sinalização para natação em águas abertas é um desses itens que você deve ter e passar a usar regularmente nos treinos e em competições.


Vou te destacar aqui alguns motivos porque você deve usar uma. Confere aí:

  1. Serve como apoio para descanso ou em alguma situação de desconforto;

  2. Em bóias com compartimento interno, é possível levar uma garrafinha de água, géis energéticos e frutas.

  3. Levar o seu telefone para caso esteja em alguma emergência, possibilitando que ligue para os Bombeiros para pedir resgate. Você pode compartilhar a sua localização em tempo real com alguém em terra que esteja ciente de que você está nadando.

  4. Proporciona uma melhor visualização por parte de embarcações náuticas como os barcos e jetski;

  5. Para atletas iniciantes, proporciona maior sensação de segurança e conforto.


Dicas importantes:

  • Após usar a sua bóia, esvazie-a completamente, lave-a com água corrente e deixe secar à sombra;

  • Se for levar o seu celular ou chave do carro, coloque-os dentro de uma capinha de proteção lacrada, pois pode entrar um pouco de água no compartimento interno ou mesmo rasgar a bóia por um pedaço de madeira, um peixe ou mesmo lixo.


Em competições no Brasil o seu uso ainda tem sido visto com ressalvas, mas na Europa se vê em muitas provas, e com grande número de atletas, sendo até obrigatório o seu uso na maioria delas. O benefício do uso em provas é pela tranquilidade e maior sensação de segurança por parte do atleta e a melhor visualização pela equipe de segurança (guarda-vidas). A preocupação por parte dos organizadores é de que a sua alça atrapalhe outros atletas, mas não é isso que temos visto, pois as bóias ficam praticamente em cima das pernas do atleta. Mas é sempre um ponto importante para ser verificado pela organização. A PDA Esportes tem estimulado o uso por parte dos atletas, principalmente dos iniciantes.


Conheça as bóias da Aquon Brasil


Atleta apresentando a bóia de segurança para natação em águas abertas da Aquon Brasil

Aproveitando esse embalo, você já conhece as bóias da Aquon? Elas são muito resistentes (mais do que as de plástico), feitas de nylon com revestimento em PVC, são reguláveis e ajustáveis na cintura, de forma a não limitar o rendimento nem modificar o estilo do nadador. Tem em dois tamanhos, a de 28L que conta com um compartimento estanque onde você pode guardar alguns objetos e a de 20L, disponíveis nas cores verde, rosa e laranja. Entre algumas características exclusivas, as bóias da Aquon contam com duas alças para seu apoio e apito de emergência embutido na alça. A Aquon Brasil é parceira da PDA Esportes, patrocinadora do nosso projeto Tour 100 Praias.


Fotos: FishEye Photografy



799 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page