top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Quais são as suas metas para 2021?



Objetivos, sonhos e planos, todos os anos renovamos a nossa listinha de coisas que queremos. Com a versatilidade atual do mundo, a velocidade em que tudo está seguindo e mudando, e a pressão emocional que tudo isso gera, parece que está ficando impossível de evoluirmos nos nossos sonhos. Por isso, se conhecer e definir metas claras e objetivas te ajudará a seguir o plano ao longo do ano. E o melhor, sem a pressão emocional de estar sendo atropelado pelo mundo.


Aproveite este início de ano para renovar as suas metas para 2021. Veja a seguir algumas dicas para você montar a sua lista de objetivos:


  • Seja detalhista na meta. Coloque todas as informações possíveis para torná-la bem real. Se seu objetivo é fazer uma pós-graduação, estabeleça qual o curso, instituição de ensino, dias de estudo e prazo para conclusão;

  • Use uma linguagem positiva, isso vai te estimular a buscar esse objetivo. Por exemplo, ao invés de “não vou mais tomar refrigerante” use a frase “vou tomar menos refrigerante e mais suco e água”;

  • Pense na sua vida como um todo e defina metas para diversas áreas, como profissional, saúde, educação, família, etc. Se quiser aprofundar o estudo nesse sentido, sugiro que você faça uma análise usando a ferramenta “Roda da Vida”.

  • Monte um painel visual, de preferência com imagens, para que você possa visualizar diariamente. Com isso, mentalize sobre as metas e reforce seu ânimo continuamente para alcançá-las.


Todos nós temos muitos desejos e objetivos, mas para que você evolua de fato no seu plano maior de vida, limite-se a estabelecer no máximo cinco metas para esse ano. Mais do que isso, você dividirá o esforço entre todas as metas e é possível que não alcance nenhuma. Tenha foco!


Algumas das suas metas podem ser uma mudança de hábito que você tem há muitos anos, ou mesmo sua vida inteira. Por isso, tome cuidado para não querer que a mudança aconteça de imediato, para não se frustrar e largar de mão no primeiro obstáculo ou retrocesso. Você pode ir mudando o hábito progressivamente e não seja tão exigente consigo mesmo.


Definir as metas pode ser a parte mais fácil, o importante é saber como conquistá-las. Você deverá estabelecer para cada objetivo um plano de ação, detalhando os passos, meios e prazo para alcançar. Em alguns casos, você pode dividir uma meta principal em outras menores, com prazos mais curtos. Isso te ajudará a alcançar a meta principal.


Ah, e sobre as competições esportivas... o calendário de provas para o primeiro semestre de 2021 ainda é incerto devido a instabilidade da pandemia. Mas com a realização da vacinação, no segundo semestre deveremos ter muitas provas, algumas acumuladas devido aos adiamentos e cancelamentos de 2020 e do primeiro semestre de 2021. Priorize as principais, não se empolgue e queira fazer todas ao mesmo tempo. Lembre-se que nos últimos tempos o treinamento pode não ter sido o ideal, e mesmo que tenha sido, seu corpo precisa de um descanso.


Ritual do Comprometimento


Se você tem dificuldade em seguir o plano estabelecido, ou costuma dar umas vaciladas no meio do caminho e largando de mão as metas, você pode fazer o Ritual do Comprometimento ao definir o seu Plano de Metas para 2021. Este ritual consiste em se comprometer com outra pessoa, seja seu marido/esposa, um(a) amigo(a) ou qualquer pessoa de sua confiança, que você se dedicará 100% para alcançar os seus objetivos no ano. Vocês poderão definir um período para revisão do progresso, tipo de 3 em 3 meses, e também poderão estabelecer alguma “prenda” para incentivá-los, que pode ser um mimo para dividirem ou presentear a pessoa quando ela alcançar a meta.


Agora está com você, defina seus objetivos para este ano e dedique-se. Desejamos verdadeiramente que você consiga alcançá-las e que lhe tragam sucesso e felicidade.



55 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page