top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Stand Up Paddle: Explore os mares por um novo ângulo

Atualizado: 22 de jan. de 2022


Foto: Cookie Studio | FreePik


Certamente você já viu alguém remar em pé em pranchas grandes pelas lagoas e praias calmas, ou até mesmo surfando algumas ondas. O Stand Up Paddle - SUP, como é chamado também no Brasil, é um esporte que tem se popularizado em todo o mundo pela sua praticidade, mas também pela sua exigência muscular para aqueles que exploram essa experiência com mais intensidade.


Há registros milenares da prática do remo em pé, mas como esporte se popularizou no Havaí pelos anos 40, quando instrutores de surfe acompanhavam seus alunos durantes as aulas em pé em suas pranchas de madeira. Aos poucos, outros surfistas começaram a realizar essa técnica para explorar o mar e depois também para surfar as ondas com o remo.


O SUP é uma atividade simples que não exige preparação física especial, podendo ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos. Com um bom equilíbrio, que vai sendo adquirido com a prática, é possível remar por diversos paraísos e explorá-los até mesmo em companhia de mais alguém na prancha, ou do seu cachorro (eles adoram rsrsrs).


O grande diferencial do Stand Up Paddle está no fato de você ter uma visão ampla do local onde você está remando por estar em pé, sentir a vibração da natureza, parar para meditar no meio do mar, além de poder fazer uma trip de exploração com vários amigos - tem vários grupos profissionais realizando essa atividade ou até mesmo grupos de whatsapp.


Confira abaixo algumas dicas para você começar a remar. E lembre-se, diversas praias alugam os equipamentos!

  • Se tiver dificuldade para se equilibrar na prancha, você pode começar remando ajoelhado;

  • Flexione as pernas, não deixa-as rígidas e retas;

  • Movimente todo o seu corpo durante a remada, rodando os braços e tronco;

  • Você terá maior eficiência da remada começando bem a frente e terminando ao passar os seus pés;

  • Cair da prancha é normal. Para subir de volta, posicione-se no meio da prancha, coloque o remo em cima dela e suba. Depois, deixe o remo perpendicular à prancha e levante-se.


Vale sempre reforçar a atenção ao mar. Se você é inexperiente, opte por remar em locais calmos e sempre próximos da faixa de areia. Com a mudança do vento repentina e maiores ondulações você poderá se meter em uma enrascada muito fácil.


Você já rema e curte explorar novos locais em grupo? Na próxima edição do Festival Bela Palhoça faremos uma expedição de stand up paddle em grupo, já se programe e convide seus parceiros de remada.


80 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page