Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

SUP Trips - #1 Rio Maciambú, Palhoça/SC



Que tal remar em um rio com uma natureza completamente protegida e com diversos ângulos de apreciação da natureza diferentes? A 40 km ao sul de Florianópolis é possível remar no Rio Maciambú, próximo a Praia do Sonho, Pinheira e Guarda do Embaú.


O multiatleta Philippe dos Anjos, também gestor da PDA Esportes, fez esse percurso de Stand Up Paddle - SUP, e nos apresenta em detalhes essa SUP Trip que abre a série do Vida Salgada de trips para você fazer de SUP ou de caiaque.


O Local


O Rio Maciambú está localizado no município de Palhoça em Santa Catarina, dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com deságue na Praia do Sonho. Seu percurso se dá pela encosta do Morro dos Cavalos, onde também encontra-se a Aldeia Indígena Morro dos Cavalos.


A vegetação ribeirinha por todo o percurso é praticamente intocada, com partes de mangue e partes de mata ciliar. As suas margens são bem fechadas de vegetação, não há praias ao longo desse trecho, e alguns poucos ranchos pesqueiros ao longo do percurso.


Há algumas divisões do rio em que gera maior possibilidade de roteiros e de descobertas. Encontramos muitos peixes pulando e aves nas margens. A água estava bem cristalina, o que nos permitiu ver que a profundidade em grande parte do rio é muito baixa. Em alguns momentos até encostamos o remo no fundo durante a remada.


O Percurso



Iniciamos a remada na Passagem do Maciambú (Google Maps), localizada no acesso à praia do Sonho, uma comunidade pesqueira local. A partir dali subimos o curso do rio, passando pela ponte da BR 101 e seguindo até uma pontezinha já na comunidade do Maciambú.


A remada ida e volta deu 7,5 km de nível fácil, em um tempo total de 1 hora e 30 minutos. Na nossa sup trip pegamos, em alguns momentos (principalmente nas curvas do rio), ventos encanados pela formação dos morros e vegetação, que pegaram bem de frente, tanto na ida quanto na volta, o que exigiu mais força na remada. Mas no geral o percurso foi bem tranquilo de remada.


Se você curte SUP, acompanhe aqui no nosso portal a próxima SUP Trip que será na Lagoa do Peri, em Florianópolis. Tem algum roteiro massa que você já fez ou deseja conhecer? Nos mande aqui para explorarmos também ou mesmo desbravar primeiro para te apresentar os detalhes antes de você se jogar pra trip.


Se você não conhece ainda o Stand Up Paddle, confere aqui o nosso post sobre essa prática com cara de esporte e de aventura.



13 visualizações

1/3

Leia as últimas publicações

1/1