top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Tour 100 Praias - Percursos 1 e 2



O Tour 100 Praias começou na “casa” da PDA Esportes, em Palhoça, local onde realizamos inúmeras competições esportivas e o nosso maior evento, o Festival Bela Palhoça. Os dois primeiros percursos foram na Enseada da Pinheira, a Praia do Mar Aberto (meio da praia) e a Ponta do Papagaio (canto esquerdo). Confira a seguir os detalhes desses dois locais e já programe as suas braçadas.


1/100 - Mar Aberto | Palhoça/SC


A praia do Mar Aberto faz parte da Enseada da Pinheira, em Palhoça/SC. Fica entre a Ponta do Papagaio e a Praia de Baixo/Pinheira. Tem um visual encantador, com um nascer do sol lindo e um pôr do sol mágico. É uma praia que costuma ter incidência de ventos Nordeste e Sul muito fortes. A Avenida Candida F. da Rosa leva ao nosso ponto de partida, em frente ao posto 2 dos Guarda-vidas, mas também pode-se chegar à praia pela Rua do Riozinho.


Nadamos margeando a praia, indo para o canto esquerdo, Ponta do Papagaio, até o posto do Corpo de Bombeiros (ou até o Riozinho), e retornando ao ponto de partida também margeando a praia. Esse trecho pode ter correntezas e ondulações, sendo necessário nadar mais para fora da praia. Como variação, pode-se nadar para o lado direito da praia, em sentido a Praia de Baixo/Pinheira, indo até onde começam as casas novamente. Para esse lado, a ondulação na praia é menor.



Principais Características do Local:

  • Possui correntezas e áreas de retorno. No inverno costuma ter ondas maiores.

  • A temperatura da água costuma ser gelada, abaixo de 21ºC.

  • O nível de Exigência é médio, é necessário conhecimento sobre o mar.

  • Barcos e jetskis costumam passar fora da praia.

Confira tudo sobre esse percurso aqui!



2/100 - Ponta do Papagaio | Palhoça/SC


A Ponta do Papagaio faz parte da Enseada da Pinheira, em Palhoça/SC. Está entre os percursos mais encantadores, variando o visual com ilha, costão, praia e barcos de pescadores. Com um mar calmo, proporciona uma natação tranquila e prazerosa.

A chegada à praia é pela Rua 700, com acesso pelas ruas principais da Ponta do Papagaio ou da Praia do Sonho. O Restaurante Canoa Quebrada fica de frente para a praia, com estacionamento no local, oferece um delicioso buffet de frutos do mar.


Fizemos o percurso de 2.4K aproximado, indo em direção a ponta direita da Ilha do Papagaio Pequena, seguindo entre o canal das duas ilhas, depois costeando a Ilha do Papagaio Grande (apesar de estar visível a faixa de areia ligando a ilha a praia), retornando entre os barcos de pescadores e margeando a praia até o ponto de partida. Pode-se nadar para o lado direito em direção ao Mar Aberto, margeando a praia até o posto de guarda-vidas, aproximadamente 1.000 metros, e retornar para o local de partida. Passando o riozinho, há maior ondulação.



Principais Características do Local:

  • O mar é calmo, sem correntezas fortes e baixa ondulação.

  • A temperatura da água costuma ser gelada, abaixo de 21ºC.

  • O nível de exigência é baixo, propício para iniciantes.

  • É uma área de pesca e no verão tem trânsito grande de jetski e lanchas.

Confira tudo sobre esse percurso aqui!


Acompanhe mais detalhes do Tour 100 Praias no site www.100praias.com.br


Tour 100 Praias

Um projeto da PDA Esportes

Imagens Oficiais: FishEye Photografy

Mídia Oficial: Portal Vida Salgada

Patrocínio: Aquon Brasil

Apoio: Pedra do Mar


Fotos: FishEye Photografy


34 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page