Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Faixa APN.png

Trail run, um estilo de corrida para aumentar suas aventuras



A prática da corrida se popularizou no Brasil, com adeptos em todos os estados. Prova disso é a realização de inúmeras provas todos os finais de semana, com percursos que vão de 3 a 21 Km, além das maratonas (42 km). E, seguindo o mesmo embalo, as corridas fora do asfalto também estão ganhando força.


Trail runs, ou corridas em trilha, podem ser realizadas em montanhas, colinas, trechos com subidas e descidas, cruzando riachos, parques, às vezes com um pouco (ou muita) lama e, até mesmo, em praias e dunas. Sendo seu grande atrativo o fato delas ocorrerem em meio a natureza, com as adversidades dos terrenos composta por chão batido, pedras, raízes de árvores e muitas curvas.


Além de proporcionar novas aventuras com a possibilidade de descobrir lugares encantadores, este estilo oferece um ponto de vista diferenciado para apreciar a natureza. E mais que isso, com as dificuldades de enfrentar um terreno sinuoso e muitas variações no piso os desafios do esporte também aumentam. Daí a necessidade de ter algumas noções básicas antes de meter o pé na trilha:

  • Adaptação - No início é necessário se adaptar ao tipo de terreno, principalmente para ganho de confiança nas descidas e maior resistência para as subidas. Então, não se preocupe se no começo seu pace aumentar em relação ao que você faz no asfalto.

  • Equipamentos - O tênis ideal para as corridas em trilha são os com solado mais ásperos, que tenham uma maior aderência ao terreno. Outros itens recomendados para serem usados são: lanternas, caso comece a escurecer e você ainda esteja no meio da trilha; mochila de hidratação, pois há um maior desgaste nesses percurso e a desidratação pode se tornar um problema; e o uso de quebra vento para proteger o rosto em caso de correr em locais frios.

  • Segurança - A segurança deve ser levada em consideração nesse tipo de corrida. Só vá em percursos que você domine ou acompanhado de alguém que conheça. Além disso, sempre informe algum familiar do percurso que você vai fazer e o tempo previsto que deve demorar para retornar. Na sua mochila leve alguns itens de primeiros socorros e se for correr em montanhas é importante usar ou levar roupas quentes, pois sempre tem muita variação de temperatura da base para o topo da montanha.


Aproveite o calendário de competições de trail run para planejar suas viagens. Inclua as corridas nos roteiros dos lugares que você deseja conhecer ou use a “desculpa” das corridas para desbravar novos lugares. Tenho certeza que este estilo de viagem vai te animar!!


#trailrun #corrida #aventura

34 visualizações
Baner Ocean Venha Nadar.png
Pesquisa Perfil - Post.png

Leia as últimas publicações

Faixa para site com produtos Home.png

Queremos te conhecer! Participe das nossas pesquisas de Perfil.

Ícone_Whatsapp_Redondo_Vazado.png
Ícones E-mail.png
  • Instagram - PDA Esportes
  • Facebook - PDA Esportes
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - PDA Esportes
  • LinkedIn - PDA Esportes

© 2020. PDA Esportes - CNPJ 35.507.828/0001-15 | Santa Catarina - Brasil.