top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Trekking #1 - Morro do Cambirela, Palhoça/SC

Atualizado: 19 de jul. de 2022



É de Floripa, ou está pela região e quer fazer uma aventura de nível hard, mas com uma compensação também de alto nível? Então bora subir o Morro do Cambirela, em Palhoça, o pico mais alto da Grande Florianópolis.


O Morro do Cambirela integra o Maciço do Cambirela, um conjunto de montanhas que situam-se dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, tem uma altitude de 1092 metros que eleva-se praticamente do mesmo nível do mar. Fica localizado muito próximo do mar e ao lado do Rio do Cubatão e do seu pico mais alto é possível avistar todos os municípios vizinhos de Palhoça com um visual encantador.


Dentre as curiosidades sobre este lugar, estima-se que tenha sido um vulcão a 590 milhões de anos atrás, em 1949 houve um acidente aéreo no morro e em agosto de 2013 nevou no alto do morro. Aqui embaixo uma foto para que você acredite.


O Percurso



Aqui vou te apresentar a trilha 1, há outras duas opções de trilhas para subir até o pico. O acesso acontece pela BR 101 no Km 222, logo após o Rio Cubatão e um viaduto no sentido Norte/Sul (localização no Google Maps). Nosso grupo estacionou os carros no Posto Cambirela que fica a 1 Km após a entrada, apesar da caminhada adicional vale pela segurança dos veículos.


O início da trilha é mais tranquilo, mas já com a mata fechada. Após uns 20 minutos começa a subida, que vai ficando cada vez mais íngreme. Logo no início há uma bifurcação e, assim como em toda a trilha, há um plástico ou pedaço de pano amarrado nas árvores indicando o caminho correto. Fique sempre atento, mas o ideal é fazer essa trilha com alguém que já conhece o percurso. O trecho é repleto de pedras e raízes que exigem mais esforço físico e também das articulações, tanto na subida quanto na descida, e é necessário muita atenção para evitar acidentes, principalmente quando a trilha estiver molhada. Neste percurso há três pontos de passagem mais difíceis, que requerem muito cuidado e quase uma técnica de escalada, mas é possível passar sem problemas.


A subida tem 2,3 Km de distância e leva de 2 a 3 horas, dependendo da condição do grupo, e só começamos a ver o visual no final da trilha, até lá é só mata fechada. No alto do morro há alguns espaços abertos para sentar, ou deitar, e aproveitar o visual e até acampar. Importante: tem um livro para o registro da sua conquista, não vale subir lá e não assinar o livro (caderno).


O que é o trekking?


Trekking é uma modalidade de caminhada para explorar trilhas naturais e montanhas com o objetivo de conhecer e apreciar a natureza em locais mais afastados. O trekking de um dia, quando vamos fazemos a caminhada e voltamos no mesmo dia, é um dos tipos de trekking mais praticados do mundo. São caminhadas de curta duração, não chegando a mais de 10 km, o que pode ocorrer mais próximo de centros urbanos.



420 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page