top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Trilhas para correr #3 - Praia da Ferrugem e Ouvidor, Garopaba/SC



Seguindo a nossa série com trilhas para correr, o terceiro percurso é um dos lugares mais bonitos do sul do Brasil, entre as praias da Ferrugem, Ouvidor e Barra, em Garopaba, Santa Catarina. Com terrenos de praia, dunas e trilhas em morro, você vai curtir essa trail que passa por um ponto de avistamento de baleias.


O Percurso


Fizemos um trajeto de 14 Km aproximadamente, de nível moderado a difícil. Nosso ponto de largada foi na Praia da Ferrugem e optamos por ir direto pela praia, mas é possível seguir pela estrada chegando até o rio que fica entre a Ferrugem e a praia da Barra. No canto sul da praia da Barra foi onde começou a trilha mesmo, mas muito bem demarcada e com trechos até de estrada de pedra. Logo em seguida é preciso pegar uma trilha à esquerda para irmos em direção às dunas da praia do Ouvidor. Há várias bifurcações nesse percurso e não há sinalizações, então vale ficar acompanhando pelo mapa no celular. O trecho das dunas é longo mas a areia não é muito fofa e as dunas não são muito altas, o sofrimento é tranquilo (rsrsrs). Ao final da área de dunas é preciso achar a trilha que vai sair na estrada principal da praia, ela fica mais pro canto esquerdo. Depois é só seguir pela estrada e passar por toda a praia, já na direção de retorno para a praia da Ferrugem. A subida pelo morro é bem identificada e a trilha bem demarcada, então é só se jogar e aproveitar bem o visual que é incrível. A Trilha da Caranha vai finalizar no canto da praia da Barra, aonde começamos a trilha. Aí é só respirar e seguir pela praia da Barra e da Ferrugem para completar esse desafio.


Se 14 Km é muito, você pode evitar as dunas do Ouvidor e sair direto no canto esquerdo da praia, aproveitando ainda a trilha do morro. Essa alternativa dará 6 Km aproximadamente.


Acompanhe pelo vídeo abaixo o mapa deste percurso.


O Terreno


Os terrenos desse percurso são os clássicos para uma trail com um pouco de praia, trilha e dunas, mas são bem definidos e tranquilos de trânsito, não vão te exigir muito do físico. O ganho de elevação é de 350 metros aproximadamente. Se estiver bem treinado, aproveite para acelerar o ritmo, é um percurso que pode ser rápido para um bom resultado de tempo.



Curtiu essa trail e gosta de competir? Em novembro a PDA Esportes vai organizar a Explorer Run nesse percurso, acompanhe lá no site www.pdaesportes.com.br para se desafiar nessa prova.



55 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page