top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Trilhas para correr #4 - Canto das Aranhas, Florianópolis/SC

Atualizado: 19 de jul. de 2022



Como está o seu nível de corrida? Está querendo fazer um percurso difícil que vai exigir mais técnica de trail, força nas pernas e muita resistência? Então vou te apresentar um percurso com um visual lindo e único na região da Grande Florianópolis e ainda vai te desafiar muito nessa corrida.


A praia do Moçambique, localizada no leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, é um local totalmente deserto, sem construções na orla, e que faz parte do Parque Estadual do Rio Vermelho, uma área de preservação ambiental. A praia é a maior da ilha, com uma distância total de 7,5 Km que compreende também a praia da Barra da Lagoa, no canto direito (sul) da praia.


O Canto das Aranhas é o canto esquerdo da praia (norte) do Moçambique. Tem a Ilha das Aranhas localizada a frente e o Morro das Aranhas que faz divisa com a praia do Santinho. Neste morro há uma trilha que liga as duas praias e pode-se encontrar inúmeras inscrições rupestres nas pedras.


Esse local é lindo para fazer um passeio, mas vamos focar aqui na corrida. Confere a seguir as características desse trail que vai te surpreender.


O Percurso


Para começarmos, um aviso bem importante, só faça esse percurso com alguém que conheça o local, pois há várias trilhas entre o percurso que podem fazer você se perder dentro do parque.


Esse trecho que apresento compreende um percurso de 8 Km aproximadamente, com trechos de areia de dunas, estrada de chão batido e trilha com chão firme. Mas se quiser esticar um pouco, poderá aumentar para 20 Km, é só seguir pela estrada principal da praia até o seu início e retornar para o canto esquerdo pela praia. Ah, esse é o percurso total do Desafio das Aranhas, competição organizada pela PDA Esportes.


O início da nossa corrida pode ser na sede do Rancho Floripa Turismo Equestre, localizado no Rio Vermelho, próximo ao Condomínio Costão Golf, a partir dali há um acesso direto para a trilha num trecho de aproximadamente de 1 Km de estrada de chão. Ao final da estrada você encontrará o primeiro desafio, subir uma duna de 4 metros de altura, mas que compensa pelo visual no topo. Na sequência você seguirá à direita por uma trilha de areia fofa bem demarcada por aproximadamente uns 700 metros, chegando a uma área aberta de dunas logo após subir uma duna no final desse pedaço de trilha mais demarcado. Você seguirá em frente, em direção ao morro até a área dos pinheiros, siga pela trilha mais aberta e bem demarcada até chegar a praia, um trecho de 2,5 km aproximadamente.


Chegando na praia, você seguirá para a sua esquerda, e logo em seguida (100 metros) terá a entrada da trilha, mas atenção pois ela fica mais pra dentro das dunas. Tem uma casa bem do lado, e uns cachorros latindo rsrs, que vai te servir como referência. Essa trilha é bem demarcada, larga e bem limpa. Logo no começo dela tem uma subida bem íngreme, uns 70 metros de elevação com inclinação de 40º que é um verdadeiro teste de coração. Essa parte da trilha é bem coberta de vegetação. Seguindo na trilha por uns 2 km, você chegará numa bifurcação, se seguir para a direita irá para a praia do Santinho, e para a esquerda voltará para as dunas que é o nosso percurso recomendado. Saindo da trilha e chegando nas dunas, você subirá num pico de duna que te mostrará toda a praia do Moçambique, a região das dunas do Canto das Aranhas e parte do Santinho. A partir dessa duna, você seguirá em frente, fazendo o trajeto contrário ao início da sua corrida.


Tenha muita atenção no percurso, até recomendamos marcar o percurso que fez para se localizar melhor. Mas tenha certeza que você irá curtir muito o visual desse local, e também o nível da corrida.


O Rancho Floripa Turismo Equestre


O Rancho Floripa Turismo Equestre é referência em Florianópolis para turismo de experiência e principalmente em atividades relacionadas com cavalos. Realizam uma cavalgada incrível pelas deslumbrantes paisagens das trilhas do Parque Estadual do Rio Vermelho e pela Praia do Moçambique. Os Passeios Diários são realizados de Terça a Domingo, pela manhã ou a tarde. Também realizam os passeios temáticos como da Lua Cheia e do Amanhecer, o Passeio Avançado, para pessoas que já tem experiência de montaria, e cavalgadas de longa distância por roteiros variados. Conheça mais sobre o Rancho Floripa e agende o seu passeio no site.



Foto de capa: FishEye Photografy


119 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page