Conhecer a história de grandes atletas pode te inspirar e te fortalecer. Por isso, separamos cinco indicações de livros que contam a trajetória de grandes esportistas brasileiros - Ayrton Senna, Gustavo Kuerten, Amyr Klink, Oscar Schmidt e Bernardinho. Confira:
Ayrton Senna: A trajetória de um mito
Lionel Froissart - Editora Nemo
Considerado hoje um dos maiores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna era, no entanto, um ilustre desconhecido até a largada do Grand Prix de Mônaco de 1984. Enquanto o principado está sob um dilúvio e a maior parte dos pilotos perde o controle do carro, o jovem brasileiro causa sensação no volante de um Fórmula 1 de segunda classe e tem uma performance impressionante, que o leva à dianteira da corrida e ameaça o campeão Alain Prost.
Guga, Um Brasileiro
Gustavo Kuerten - Editora Sextante
Em um relato absolutamente sincero, empolgante e emocionante, Guga revela através de seus sentimentos as passagens mais marcantes de sua vida. Ele descreve as memórias de sua infância e adolescência com o mesmo estilo modesto e divertido que o caracteriza como jogador. A forte base familiar, a inspiração no pai, a admiração pelo irmão tenista, o apoio irrestrito da mãe, a paixão pelo irmão caçula e a confiança inabalável do treinador são peças fundamentais em sua história, a base que o levou a superar a falta de incentivo, a descrença em si mesmo e os adversários mais temidos de sua época. Essa jornada sem igual, passando pelos torneios juvenis e profissionais, o tricampeonato de Roland Garros, a chegada ao topo do ranking mundial, entre outras conquistas, é contada a partir da visão única do menino que nasceu para ser campeão e cativou o coração de todos os brasileiros.
Não Há Tempo a Perder
Amyr Klink - Editora Tordesilhas
Amyr Klink lembra de momentos difíceis que passou, para realizar seus planos, e garante que as crises podem nos motivar. Em seu novo livro, Não há tempo a perder, o maior navegador do Atlântico Sul evoca sua experiência para demonstrar como os projetos mais complexos podem ser realizados, se você se comprometer a destrinchar cada etapa. E trabalhar duro, ter resiliência. O obstinado homem do mar lembra da infância em Paraty, da adolescência, das vitórias e erros que já cometeu – garantindo que a pressão pode ser um estímulo para sobrevivermos. Este é um livro sobre a escassez, o medo, e a nossa misteriosa capacidade de realizar nossos sonhos.
Oscar Schmidt. 14 Motivos Para Viver, Vencer e Ser Feliz
Elias Awad - Editora Novo Século
Como Oscar Schmidt costuma dizer de forma irreverente: "Eu tenho 2,05 de altura... Então, eu não busco ser apenas o maior naquilo que faço, mas sim ser o melhor!". O livro 14 motivos para viver, vencer e ser feliz mostra cada passo dado para que Oscar Schmidt alcançasse várias conquistas. Primeiro, entrando para a história do basquete brasileiro e mundial como o maior e melhor cestinha da história da modalidade ao registrar 49.737 pontos em 1.615 jogos. Depois de encerrar a carreira no basquete e de se lançar como palestrante, Oscar foi eleito o maior e melhor palestrante do Brasil em 2013. A vida de Oscar Schmidt se resume a paixão, dedicação, obstinação e sucesso na vida pessoal e profissional.
Transformando suor em ouro
Bernardinho - Editora Sextante
'Transformando suor em ouro' é a história de Bernardinho contada por ele mesmo, desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico. Mais do que relatar uma epopeia esportiva, o livro busca apresentar diferentes facetas do treinador ao mostrar como Bernardinho burilou o método que batizou de 'Roda da Excelência'. O livro tenta mostrar ainda como o treinador da seleção brasileira masculina de vôlei revela-se um estudioso, tanto do esporte quanto da administração, como John Wooden, Winston Churchill e James Hunter, retirando e testando seus ensinamentos, incorporando alguns, descartando outros, adaptando muitos.
Boa leitura. Inspire-se!
Comments