Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Faixa APN.png

8 de Abril - Dia Mundial da Natação


A natação é considerada como um dos esportes mais completos, além ser também um dos mais praticados e acessível para todos: bebês, grávidas e idosos. Em seu conceito, podemos defini-la como a capacidade do homem de se deslocar através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial.


No dia 8 de Abril, comemora-se o Dia da Natação, criado inicialmente para promover o esporte e incentivar sua prática. No Brasil, apesar da data ser comemorada, ainda não temos a institucionalização deste dia, o que vem sendo discutido e proposto pelo Deputado Federal do Rio de Janeiro, e nadador, Luiz Lima.


História


Na Wikipédia encontramos o seguinte registro da história da natação: “O registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst). A natação de competição começou na Europa por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceita como um estilo distinto, em 1952.”


Benefícios


Aproveitamos para reforçar alguns benefícios da prática regular da natação:

  • Aumenta a imunidade e o desempenho do sistema respiratório. Nade também no inverno, você ficará mais protegido;

  • Contribui para a melhora da sua auto-estima e reduz o stress;

  • Estimula a perda de peso;

  • Exercita a maior parte dos músculos;

  • Fortalece a musculatura e articulações;

  • Melhora a capacidade de raciocínio, concentração e coordenação motora;

  • Melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte dos nutrientes para todo o corpo;

  • Melhora o condicionamento físico e disposição.


#natação #diamundialdanatação

16 visualizações
Baner Ocean Venha Nadar.png
Pesquisa Perfil - Post.png

Leia as últimas publicações

Aproveite nossas ofertas

Ir para Loja

Baner - AR.png

Queremos te conhecer! Participe das nossas pesquisas de Perfil.

Ícone_Whatsapp_Redondo_Vazado.png
Ícones E-mail.png
  • Instagram - PDA Esportes
  • Facebook - PDA Esportes
  • LinkedIn - PDA Esportes

© 2020. PDA Esportes - Santa Catarina - Brasil.