top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Banner-Pequeno-Site-PDA.png

Aquathlon: Uma nova modalidade para você se desafiar

Atualizado: 23 de ago. de 2022



Você é fera na natação e costuma dar umas corridinhas? Mas o triathlon não é um desejo, ou ainda está um pouco difícil para começar? Que tal um desafio multiesportivo de natação e corrida? Saiba que o Aquathlon é uma modalidade oficial que inclui natação e corrida e tem crescido muito em números de adeptos e de disputas.


A primeira competição de aquathlon que se tem registro foi realizada em 1965 pela National Surf Lifesaving Association of America. Atualmente o aquathlon faz parte da categoria multisport da International Triathlon Union - ITU, com provas no padrão 1.000 metros de natação e 5.000 metros de corrida. A ITU organiza campeonatos mundiais desde 1998, e o aquathlon é a modalidade com a maior participação de brasileiros nessas competições.


O modelo de disputa do aquathlon vem evoluindo com o tempo e, atualmente, o padrão de disputa é o natação-corrida, mas algumas provas ainda são corrida-natação-corrida. As distâncias podem variar, mas a mais comum, e disputada nas provas oficiais no Brasil são 1.000m natação / 5.000m corrida. Algumas competições fazem provas menores, com a metade dessa distância.


A diversidade desta modalidade também está nos tipos de ambientes em que é disputada. A natação pode ser realizada tanto em piscina quanto em águas abertas, seja mar, rios, lagos ou represas. Já a corrida pode ser disputada no asfalto, o modelo tradicional das provas oficiais, ou também na areia da praia ou em trilhas. Esses dois últimos tem crescido muito o número de provas amadoras e está atraindo cada vez mais atletas para a modalidade.


Assim como no triathlon, no aquathlon é necessário realizar uma transição entre as etapas/modalidades. Em provas de corrida/natação/corrida são feitas duas transições. A transição envolve o atleta trocar a roupa e os acessórios de um esporte para seguir no outro. Este é um momento importante que exige concentração do atleta e requer treino prévio também.


Apesar de ser conhecida popularmente mais como biathlon, este termo não deve ser usado para a disputa que inclui natação e corrida. Biathlon é o nome oficial da modalidade que inclui esqui e tiro.


Pegando essa onda de crescimento da modalidade, a PDA Esportes organizará a sua primeira prova de aquathlon em dezembro, juntamente com a etapa 5/5 do Circuito Ocean (saiba mais aqui), com disputas nas distâncias tradicional e short, além da possibilidade de revezamento. Comece os seus treinos e vamos juntos nessa nova onda.


Foto: FishEye Photografy


1.243 visualizações0 comentário

Comments


Leia as últimas publicações

bottom of page