Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

As Ultramaratonas Aquáticas veem despertando o interesse dos nadadores


Foto: FishEye Photografy


Com as maratonas de corrida, distância de 42,125 Km, certamente você já está acostumado a ver pela televisão ou em alguma prova na sua cidade. Mas já pensou em ter uma maratona aquática e nadar por mais de 2 horas? E elas existem, e são comumente chamadas de ultramataronas aquáticas. Essas provas são caracterizadas por distâncias acima de 15 Km, chegando a ter provas de até 50 Km.


Curtiu a ideia dessas provas? Então acompanhe aqui que vamos fazer uma série de publicações sobre as ultramaratonas aquáticas e ficaremos na torcida para você se tornar um ultramaratonista.


Para conquistar essas distâncias você pode participar de duas formas, sendo as competições onde os atletas nadam todos juntos ou como desafios, onde é agendado uma data e você nada o percurso sozinho com apoio da organização. Como competição, temos atualmente duas provas no Brasil, a tradicional 14 Bis com 24 Km que acontece no Canal de Bertioga que divide Santos e Guarujá e a Travessia da Ilha do Mel de 23 Km que acontece na Ilha do Mel, litoral do Paraná. Já no modelo de desafio são vários e temos tido muitos lançamentos nos últimos anos. A pioneira no Brasil nesse modelo de desafio foi a prova Leme ao Pontal, iniciada em 2016.


Veja os principais desafios de ultramaratona aquática no Brasil:

  • Ilha do Arvoredo, Bombinhas/SC: 25 Km partindo do continente para a ilha.

  • Ilha do Mel, Paranaguá/PR: 13 e 23 Km ao redor da ilha.

  • Leme ao Pontal, Rio de Janeiro/RJ: 36 Km entre as praias.

  • Rio Negro Chalenge, Manaus/AM: 18 e 30 Km ao longo do Rio Negro.

  • Swim Bisa, Ilha Grande/RJ: 16, 25, 37, 48 e 76 Km em diversos trechos da Ilha Grande.

  • Tambaqui Challenge, Uberlândia/MG: 15 e 28 Km.


Entre alguns desafios internacionais que podemos destacar estão o das Oito Pontes no Rio Hudson nos EUA, onde são nadadas 120 milhas em sete dias e o famoso Canal da Mancha, que são 33 Km entre a Inglaterra e a França, no Canal de Dover. Como títulos aos ultramaratonistas há a Tríplice Coroa que compreende realizar três das provas mais difíceis do mundo: Volta à Ilha de Manhattan - 45 km, Canal da Mancha - 33 Km e Canal da Catalina - 34 Km. Samir Barel foi o primeiro brasileiro a receber essa honraria.


Outro título da ultramaratona internacional é o Desafio dos Sete Oceanos, esse bem mais difícil de ser conquistado, que compreende nadar sete provas: Canal do Norte - 34 Km, Estreito de Cook - 26 Km, Canal de Molokai - 42 Km; Canal da Mancha - 33 Km, Canal da Catalina, 36 Km, Canal de Tsugaru, 20 Km e Estreito de Gibraltar, 15 Km. Apenas três atletas têm esse título.


Oficialmente, pela Federação Internacional de Natação - FINA, a prova de 10 Km é denominada como Maratona Aquática e para provas menores utiliza-se o termo Natação em Águas Abertas. Nas Olimpíadas a prova de Maratona Aquática é na distância de 10 Km, já nos Campeonatos Mundiais as provas são nas distâncias de 5, 10 e 25 Km.


Você já fez algum desses desafios? Qual a sua maior distância nadada? Conta aí pra gente.


#ultramaratonaaquatica #natacao #vidasalgada

12 visualizações

1/3

Leia as últimas publicações

1/1