top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Beach Tennis: um esporte crescente nas praias brasileiras


Se não der para praticar o esporte também na praia, para gente não tem graça. E é por isso que o Beach Tennis tem conquistado cada vez mais adeptos. Versão praiana do esporte praticado em quadra, com inspirações do vôlei de praia e do badminton, é o grande xodó de quem adora estar com o pé na areia e não abre mão de estar em contato com a natureza.


Desde que apareceu na orla carioca, esta modalidade tem crescido muito nas cidades brasileiras, até mesmo nas mais distantes do mar. Hoje vemos quadras espalhadas pelas praias, praças e em arenas indoor por todo o Brasil.


Acredito que você já tenha visto algum jogo de beach tennis por aí. Por Isso, vou compartilhar algumas curiosidades características deste esporte. E como o verão está chegando, e a quarentena aliviando, espero que te inspire a jogar uma partidinha em breve.

As características do esporte são...


Quadra

A quadra de beach tennis é em areia e tem as seguintes medidas: 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura quando a disputa é 1 contra 1. Para os jogos de duplas (2x2) a largura passa para 8 metros, ficando com as mesmas dimensões que a quadra de vôlei de praia. A rede fica com 1,7m de altura e deve ser própria para o beach tennis, pois tem o espaçamento dos buracos menor do que a rede de vôlei.


Equipamentos

As raquetes podem ser feitas de materiais diversos, têm no máximo 50 cm de comprimento, 26 cm de largura e 3,8 cm de espessura, sendo que a área de contato com a bola não pode exceder 30 cm. Além disso, possui furos que variam de 9 a 13 mm de diâmetro. A bola utilizada é a tradicional do jogo de tênis em quadra, porém com baixa pressão, podendo ser utilizada a bola verde (Estágio 1 do Programa Play and Stay da ITF), que é 25% mais lenta se comparada à bola tradicional de tênis. Ou ainda a bola de cor laranja (Estágio 2), que é 50% mais lenta, esta sendo a oficial dos torneios do circuito profissional da ITF.


O Jogo

O objetivo é colocar a bola no chão da quadra adversária. O jogador pode dar apenas um toque na bola para que ela passe sobre a rede. No jogo de duplas é permitido apenas um toque na bola por equipe. Tocar a raquete na rede ou na linha de saque antes do contato com a bola no serviço gera ponto para a equipe adversária.


Pontuação

A pontuação é semelhante à utilizada no tênis. O jogo é disputado em sets, mais comumente no formato melhor de três, formados por games, sendo cada set disputado por seis games, que são pontuados em 15, 30 e 40. Quando um game empata em 40, o formato utilizado é o "no-ad", sem vantagem.


Em um próximo artigo traremos as principais jogadas feitas no beach tennis.


Um pouco da história…


Até que poderia ter sido inventado pelo Guga Kuerten, nosso ídolo do tênis e surfista das praias de Floripa. Mas, o beach tennis foi criado em meados de 1987 na Itália e chegou ao Brasil só em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, a modalidade vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Segundo a International Tennis Federation - ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.


Uma das pioneiras da modalidade no Brasil foi a tenista bicampeã pan-americana de tênis, a carioca Joana Cortez. Ela conquistou seu primeiro torneio em setembro de 2010, em Nova York e passou a ser a primeira atleta "não italiana", ao lado da também carioca Samantha Barijan, a alcançar a primeira colocação no ranking mundial. Em seguida, se destacou o carioca Vinícius Font, que também chegou ao posto de número um.


O primeiro torneio de beach tennis realizado no Brasil foi na cidade de Florianópolis em dezembro de 2010, com 36 tenistas inscritos. Na semana seguinte o Rio de Janeiro foi sede do segundo campeonato em solo brasileiro. Atualmente já são mais de 30 torneios por ano.


E alguns benefícios, claro…


  • Alto gasto energético: a dinâmica do esporte e a areia fofa contribuem para que o gasto calórico seja elevado;

  • Movimenta o corpo inteiro: trabalha o core, os membros inferiores e superiores e melhora o condicionamento físico;

  • Melhora aspectos físicos e motores: o esporte exige reflexos rápidos, agilidade para deslocamentos e firmeza nos movimentos.

  • Força mental: contribui para a tomada de decisões rápidas, estratégias de jogo e trabalho em equipe.

  • Ambiente descontraído: o ambiente da praia sempre anima e renova as energias. Além disso, a parceria de jogo entre os atletas, mesmo que competidores, também é um ponto alto desse jogo.


Curtiu a ideia? Só procurar uma quadra aí por perto e aparecer para uma partidinha.


Fonte - História: Confederação Brasileira de Tênis

http://cbt-tenis.com.br/beachtenis.php?cod=5


1.428 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page