top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Conheça os benefícios (e cuidados) de nadar com roupas de neoprene

Atualizado: 25 de jun. de 2020


Criadas inicialmente para surfistas e mergulhadores, as roupas de neoprene protegem os atletas das temperaturas baixas da água. Há alguns anos foram adotadas por triatletas e, nos últimos anos, vem ganhando espaço com os nadadores. À medida que triatletas e nadadores começaram a usar as roupas de neoprene, estas foram se adaptando às características e necessidades específicas da natação, proporcionando alguns benefícios importantes.


O principal benefício gerado aos nadadores e triatletas é a proteção térmica, mantendo o corpo aquecido e em condições ideais para a prática do esporte. As roupas também contribuem para melhor flutuabilidade do corpo, influenciando no rendimento do nado.


Mas atenção, usar as roupas de neoprene com temperatura da água elevada é um sério risco para a saúde, podendo fazer com que o atleta até desmaie durante a prática da natação.


Atualmente já há muitas opções no mercado, de marcas nacionais com alta qualidade e melhores custo benefício como as roupas da AR Sport Wear, até as internacionais como Aquasphere, Orca e outras. Em geral, a composição das roupas são de 3mm no tronco, o que mantém maior conforto térmico ao atleta, assim como aumenta a flutuabilidade, e de 1mm nos membros, facilitando a mobilidade das braçadas.


Quanto aos modelos, as roupas podem ser sem manga, mais comum entre os atletas por sentirem-se com maior liberdade na braçada, e as com manga, mantendo o corpo por completo aquecido, mas exige um pouco mais da braçada pela flutuabilidade.


Usar as roupas de neoprene são muito benéficas para manter seus treinos em águas abertas mesmo no inverno, ou como em Santa Catarina, que as águas costumam ser geladas até no verão. Tenha a sua, invista em você e mantenha-se firme nadando.


2.922 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page