top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Natação nas ondas: um desafio empolgante e de estratégia


Foto: FishEye Photografy


O verão tem um clima todo diferente, mais alegre e as cores da natureza ficam ainda mais vivas. Esse astral também nos inspira a fazer coisas diferentes, mais empolgantes e até mesmo desafiadoras. E para nós que vivemos na beira da praia, curtindo e praticando esportes, que tal participar de uma competição de natação um pouco diferente? Vamos te apresentar um pouco sobre o Desafio Pantai Natação nas Ondas. Mas só um pouco, porque temos certeza que você vai ficar pilhado para ver de perto (e participar) dessa prova irada.


O Desafio Pantai Natação nas Ondas é uma prova de natação realizada em praias mais agitadas, que tenham a presença de ondas, sendo que a disputa é feita em baterias eliminatórias até ficarem os três vencedores. As provas são feitas em um percurso total de 400 metros, onde o atleta larga na areia, nada até uma bóia que fica posicionada à 200 metros para o contorno e retorna para a praia. Mas não se engane que por serem baterias com distâncias mais curtas que necessariamente serão mais fáceis. A repetição, a velocidade e a adrenalina fazem você se cansar bastante. E se você chegar na final, terá nadado mais de 2.000 metros.


Na ida há o obstáculo de atravessar a arrebentação. Se não for bem realizado, o atleta pode perder muito tempo nessa passagem. Mas na volta as ondas podem ser decisivas caso o atleta acerte no jacarezinho, que é quando o atleta é carregado pela força da onda. Vale lembrar que sempre há nadadores, guarda-vidas e surfistas que marcam presença nesse desafio.


Dinâmica da competição


A prova consiste na natação de 400 metros por bateria, sendo a largada na areia, nadando até uma boia em 200 metros para contorno e retorno para a praia. A chegada é feita na areia valendo pela ordem de batida da placa de chegada posicionada no portal de chegada.


Para que os atletas conheçam melhor a dinâmica do evento e o trajeto, a primeira bateria realizada é a zero. Uma primeira disputa entre os atletas sem eliminação. Depois disso, são realizadas as baterias eliminatórias, de 4 (quatro) até 8 (oito) atletas, sendo que a quantidade será definida conforme o número de inscritos.


Nas baterias iniciais, os atletas serão agrupados em faixas de idade próximas, a fim de possibilitar uma disputa mais honesta entre os competidores. E, as eliminações são estabelecidas conforme segue: para baterias de 4 ou 5 atletas/trios elimina-se 2; para baterias de 6 ou 7 atletas/trios elimina-se 3; e para baterias de 8 atletas elimina-se 4.

Os atletas classificados nadam em novas eliminatórias até termos os últimos 6 atletas e trios que disputarão a Bateria Final pelas 3 colocações do pódio. O desafio pode ser disputado Individual ou em Trio, conforme categorias abaixo:


  • Individual: atletas com mais de 12 anos, nos naipes masculino e feminino.

  • Trio, sendo Masculino (mínimo 100 anos), Feminino (mínimo 90 anos) ou Misto (mínimo 100 anos). Essas idades correspondem à somatória da idade dos três atletas no dia da competição.


Além da competição diferenciada, a proposta da PDA Esportes, organizadora deste evento, é promover uma verdadeira festa na praia com a cara do verão. Com uma programação de provas durante todo o dia, a apoteose para os atletas e convidados fica para o encerramento, com um sunset na beira da praia com DJ e a primeira rodada de cervejas liberada para todos.


Curtiu esse desafio? No próximo dia 06/02/2021 terá a 2ª edição, veja aqui mais informações da prova e faça a sua inscrição aqui.


Conheça a Pantai Sports


A Pantai Sports é uma marca com o espírito da praia. Traz para praieiros e atletas, seja nadadores, triatletas e surfistas, uma toalha revolucionária. Mas não tem mistério! Nada mais é do que uma toalha, que pode ser usada como toalha, customizada para que você possa trocar de roupa em segurança. O velcro prende a toalha na sua cintura (sem deixar cair!) e os bolsos falsos nas laterais permitem que você puxe a peça de roupa a ser trocada sem que você mostre partes do seu corpo que não quer mostrar. Só isso? Sim, só isso!



70 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page