top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

SUP Trips - #2 Ilha do Papagaio, Palhoça/SC



Prepare-se que essa remada vai te encantar. A região da Ilha do Papagaio possui uma beleza surreal e oferece inúmeras possibilidades para explorar o local remando, desde condições para iniciantes até para os mais experientes. E além das travessias, é um local ideal para ficar curtindo o dia todo e remar muito pelo local.


O multiatleta Philippe dos Anjos, também gestor da PDA Esportes, nos apresentou em detalhes esse local dando sequência na nossa série de SUP Trip.


O Local


A Ilha do Papagaio está localizada no Balneário Ponta do Papagaio, no município de Palhoça, em Santa Catarina. Está situada entre a Enseada da Pinheira, ao sul, e a Praia do Sonho, ao norte. A Ilha do Papagaio encontra-se ao extremo sul da Ilha de Santa Catarina, sendo vizinha da Ilha da Fortaleza e da Praia de Naufragados, em Florianópolis.


O cenário natural é composto pelo verde do morro e da ilha com uma vegetação de mata atlântica preservada, uma água cristalina esverdeada bem calmas e areia da praia branquinha.


Uma curiosidade, a Ponta do Papagaio é formada por uma península que compreende a Ilha do Papagaio Pequena e a Ilha do Papagaio Grande, que atualmente está conectada ao continente não sendo mais uma ilha mas permanecendo com o nome.



O Percurso



Fizemos um percurso de remada curto mas encantador e desafiador, com distância total de 3,5 Km. Iniciamos no canto da Ponta do Papagaio indo em direção à Ilha do Papagaio. Com o vento vindo do norte, passamos pelo canal entre a ilha e o continente e contornamos a Ilha do Papagaio no sentido horário, passando a parte externa da ilha a favor do vento. Para fazer esse contorno externo é preciso ter maior experiência de remada e uma condição de vento e ondulação favorável, pois é uma área toda de costão e voltada para o mar aberto. Use colete salva-vidas e vá acompanhado.


Na volta do contorno da ilha paramos numa prainha que tem no canal, na parte do continente, para curtir um pouco o local e fazermos algumas fotos. Nesse canal há uma praia maior na parte da ilha, mas é uma área particular onde funciona uma pousada. Esse canal é possível tomar banho de mar tranquilamente, mas é necessário atenção pois há um grande fluxo de trânsito de barcos e jet ski pelo local.



Este local permite explorá-lo de inúmeras formas, e também de acordo com as condições climáticas. É possível remar para a praia Mar Aberto ou pela Praia do Sonho, ir até a Ilha da Fortaleza, e também saindo da Praia do Sonho e chegando na Ponta do Papagaio. Para essas duas últimas opções de percurso, é necessário maior experiência de remada e conhecimento do local, pois é um local com muita influência de correntes marítimas por ser um canal de entrada para a baía sul, entre o continente e a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis).


Se você curte remar de SUP, acompanhe aqui no nosso portal essa SUP Trip que iremos explorar diversos roteiros por Santa Catarina. Tem algum roteiro massa que você já fez ou deseja conhecer? Nos mande aqui para explorarmos também ou mesmo desbravar primeiro para te apresentar os detalhes antes de você se jogar pra trip.


Se você não conhece ainda o Stand Up Paddle, confere aqui o nosso post sobre essa prática com cara de esporte e de aventura.


53 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page