Trekking #1 - Morro do Cambirela, PalhoƧa/SC
- Vida Salgada
- 6 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2022

Ć de Floripa, ou estĆ” pela regiĆ£o e quer fazer uma aventura de nĆvel hard, mas com uma compensação tambĆ©m de alto nĆvel? EntĆ£o bora subir o Morro do Cambirela, em PalhoƧa, o pico mais alto da Grande Florianópolis.
O Morro do Cambirela integra o MaciƧo do Cambirela, um conjunto de montanhas que situam-se dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, tem uma altitude de 1092 metros que eleva-se praticamente do mesmo nĆvel do mar. Fica localizado muito próximo do mar e ao lado do Rio do CubatĆ£o e do seu pico mais alto Ć© possĆvel avistar todos os municĆpios vizinhos de PalhoƧa com um visual encantador.
Dentre as curiosidades sobre este lugar, estima-se que tenha sido um vulcão a 590 milhões de anos atrÔs, em 1949 houve um acidente aéreo no morro e em agosto de 2013 nevou no alto do morro. Aqui embaixo uma foto para que você acredite.
O Percurso
Aqui vou te apresentar a trilha 1, hĆ” outras duas opƧƵes de trilhas para subir atĆ© o pico. O acesso acontece pela BR 101 no Km 222, logo após o Rio CubatĆ£o e um viaduto no sentido Norte/Sul (localização no Google Maps). Nosso grupo estacionou os carros no Posto Cambirela que fica a 1 Km após a entrada, apesar da caminhada adicional vale pela seguranƧa dos veĆculos.
O inĆcio da trilha Ć© mais tranquilo, mas jĆ” com a mata fechada. Após uns 20 minutos comeƧa a subida, que vai ficando cada vez mais Ćngreme. Logo no inĆcio hĆ” uma bifurcação e, assim como em toda a trilha, hĆ” um plĆ”stico ou pedaƧo de pano amarrado nas Ć”rvores indicando o caminho correto. Fique sempre atento, mas o ideal Ć© fazer essa trilha com alguĆ©m que jĆ” conhece o percurso. O trecho Ć© repleto de pedras e raĆzes que exigem mais esforƧo fĆsico e tambĆ©m das articulaƧƵes, tanto na subida quanto na descida, e Ć© necessĆ”rio muita atenção para evitar acidentes, principalmente quando a trilha estiver molhada. Neste percurso hĆ” trĆŖs pontos de passagem mais difĆceis, que requerem muito cuidado e quase uma tĆ©cnica de escalada, mas Ć© possĆvel passar sem problemas.
A subida tem 2,3 Km de distância e leva de 2 a 3 horas, dependendo da condição do grupo, e só começamos a ver o visual no final da trilha, até lÔ é só mata fechada. No alto do morro hÔ alguns espaços abertos para sentar, ou deitar, e aproveitar o visual e até acampar. Importante: tem um livro para o registro da sua conquista, não vale subir lÔ e não assinar o livro (caderno).
O que Ć© o trekking?
Trekking é uma modalidade de caminhada para explorar trilhas naturais e montanhas com o objetivo de conhecer e apreciar a natureza em locais mais afastados. O trekking de um dia, quando vamos fazemos a caminhada e voltamos no mesmo dia, é um dos tipos de trekking mais praticados do mundo. São caminhadas de curta duração, não chegando a mais de 10 km, o que pode ocorrer mais próximo de centros urbanos.