top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Trilhas para correr - #1 Vale da Utopia, Palhoça/SC

Atualizado: 6 de jul. de 2021



As corridas em trilhas, estilo que apresentamos aqui, estão cada vez mais com novos adeptos e provas sendo realizadas pelo país. E como a PDA Esporte também curte um desafio, o nosso diretor Philippe dos Anjos vai apresentar algumas trilhas para você praticar sua corrida e até mesmo se preparar para as provas que acontecem nesses roteiros. Nesta série de postagens ele vai compartilhar com o leitor a experiência, gravando todo o percurso e passando as características do local, distâncias e referências para você praticar com segurança e curtir ao máximo o visual e a energia da natureza.


O primeiro trecho a ser desbravado na série é a trilha do Vale da Utopia, que está localizada em Palhoça/SC, entre as praias da Guarda do Embaú e a Pinheira. Um percurso de 9 Km com um visual deslumbrante. Este roteiro é parte do percurso da tradicional prova de revezamento 30K Ponta do Papagaio. Veja no mapa abaixo como é o percurso, que em seguida explicamos melhor os detalhes.



O Percurso

Esta trilha é encantadora, pois passa por muitos lugares mágicos como próprio Vale da Utopia e duas praias desertas, a Prainha e a Praia do Maço. O percurso pode ser feito em qualquer sentido, seja iniciando pela Pinheira ou pela Guarda do Embaú. No caso do Philippe, ele estacionou na pracinha da Praia da Pinheira, seguiu pela estrada principal e pela rua que dá acesso à Guarda do Embaú, onde começou a trilha propriamente dita. Ele seguiu pela trilha ao lado do rio, em direção ao costão da Guarda. Mas vale lembrar que nesse início tem um acesso à esquerda que leva direto para a Prainha e também para a Pedra do Urubu, no pico do morro com um visual fantástico. Ao atravessar o costão da Guarda, ele seguiu para a Prainha, passou pelas pastagens do Vale da Utopia e desceu na Praia do Maço. Atravessou o morro da Praia do Maço e foi para a Ponta das Andorinhas, em uma bifurcação para a direita, já pelo lado da Praia de Cima. Se seguisse em frente chegaria direto a estrada da Praia de Cima. Na Ponta das Andorinhas, voltou pela trilha no costão direito da Praia de Cima e atravessou pela faixa de areia, subindo pelo costão esquerdo em direção a Praia da Pinheira, onde chegou à pracinha, ponto de partida para essa trilha.


O Terreno

Esta trilha é ideal para você fazer uma corrida com um pace forte, pois é um percurso com pequenas elevações, com exceção da parte entre a Praia do Maço e a Ponta das Andorinhas. A maior parte do trajeto é em grama (cuidado pois é mais escorregadio), as faixas de areia são firmes e poucos pedaços em que passamos por pedras.


Se você não estiver muito preocupado com o tempo total da corrida, vale parar uns minutinhos para apreciar o local. São várias vistas lindas que você vai se encantar. Confere aí algumas fotos dessa nossa primeira trilha.



327 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page