
A natação é o terceiro esporte mais praticado no Brasil segundo o Ministério do Esporte. E nos últimos anos, a natação em águas abertas vem tomando o gosto dos adeptos da natação e atraindo nos atletas para o esporte. Quando resolvemos iniciar nosso projeto, a premissa básica era de apresentarmos um produto inovador e gerar valor de acordo com o real interesse do público. Assim, estamos com uma pesquisa rolando desde agosto de 2018 para conhecermos melhor as características e interesses dos nadadores e apresentamos os resultados obtidos até o momento.
No universo de 65 respondentes, temos 43,1% homens e 56,9% mulheres, sendo principalmente das faixas etárias: 6,2% de 16 a 20 anos, 12,3% de 31 a 35 anos, 15,4% de 41 a 50 anos, 20% de 35 a 40 anos e 29,2% de 51 a 60 anos. Destes nadadores, 38,5% estão localizados em Santa Catarina, 15,4% em São Paulo, 12,3% no Rio Grande do Sul, 12,3% no Rio de Janeiro e 7,7% no Paraná.
Em relação as competições que tem como preferência, 60,6% preferem competir em águas abertas, 10,6% em piscina e 28,8% em ambos. A maioria de 30,8% competem de 4 a 6 competições por ano, 23,1% de 1 a 3, 18,5% de 7 a 10 e 15,4% competem em mais de 11 competições por ano.


Dos atletas que competem no mar, 32,3% preferem a metragem de até 1.500 metros, 29,2% até 3.000 metros, 23,1% até 5.000 metros, 13,8% preferem mais de 5.000 metros e um total de 6,2% pretendem começar a nadar em águas abertas.

Como marca de produtos de natação que mais utilizam, podendo escolher mais de uma, 50,8% preferem a marca Speedo, 33,8% a HammerHead, 32,3% a Mormaii, 16,9% a Arena e 13,8% a marca Aqua Sphere.

A pesquisa continua ativa, podendo receber mais respostas aqui, e atualizaremos os dados frequentemente.
Comentários