top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

5 Cuidados Essenciais para Nadar no Mar

Atualizado: 2 de set. de 2019



Nadar no mar é uma das coisas mais prazerosas que você pode fazer, curtindo a energia da natureza, a imensidão do mar e a liberdade da prática esportiva. Mas para ser sempre prazerosa, requer alguns cuidados importantíssimo para manter sua segurança e até mesmo a sua vida. Separamos os cinco pontos mais importantes que você não deve desprezar.


Conhecer e respeitar o mar


Não é preciso ser um expert em marés, mas é fundamental saber identificar como estão as correntes e ondulações do mar onde você pretende nadar. Evite mares muito mexidos ou com ressaca, você vai se cansar muito e a qualidade do nado ficará prejudicando, pouco ajudando na melhoria do seu desempenho. Se você está iniciando, dê preferência por nadar costeando a praia ao invés de ir para um ilha ou um ponto mais afastado da praia.


Não nadar sozinho


Procure sempre cair na água acompanhado, seja de outro nadador ou de um alguém com prancha ou caiaque. Se não tiver ninguém para lhe acompanhar na água, e não quer perder o treino, tenha alguém em terra monitorando seu nado e a informe do trajeto que você pretende fazer. Você pode levar um susto com algum animal ou sujeira do mar, ter uma caimbra forte ou alteração na pressão, e se isso acontecer, o seu acompanhante pode ajuda-lo a sair da água e até evitar o seu afogamento.


Atenção para tráfego de barcos e jetskis


Um dos acidentes mais preocupantes, e que colocam sua vida em risco, é o atropelamento por embarcações, seja lanchas ou jetskis. Se você está nadando, pouco aparece para fora da água e o respingo da batida de perna e dos branços não faz tanta diferença quanto faz na piscina para quem está olhando de fora. Por isso, saiba bem como é o trajeto de navegação na área onde pretende nadar. Use toucas bem coloridas, se for neon melhor, e aquelas boias de segurança presas na cintura. Lembre-se, você é um pontinho minúsculo na imensidão do mar.


Defina alguns pontos de referência em terra


Como forma de orientação e navegação da natação em águas abertas, antes de entrar no mar, olhe bem para a praia e veja quais pontos podem servir como referência enquanto estiver nadando. Escolha pontos que se destacam como prédios altos e coloridos, bases do Corpo de Bombeiros, árvores mais altas que a média, até mesmo pontas de morros podem ajudar a manter o seu trajeto planejado e seguro.


Conheça e respeite seus limites


O principal ponto de respeito deve ser a você mesmo. Se você só consegue nadar 1.000 metros direto numa piscina, não tente nadar 1.500 metros no mar. Nadar no mar requer muita atenção e uma adaptação, exige uma condição física a mais do que em piscina. Se no dia específico você não está em perfeitas condições físicas, opte por treinos mais leves. Não caia na pressão de ter que postar nas redes sociais uma determinada distância.


As experiências que mais vão contribuir para a sua felicidade são aquelas em que ocorreu tudo bem. Então nade, e muito nos mares do mundo, mas nunca peque por um descuido em segurança.


739 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page