top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

A importância da proteção solar durante a prática esportiva


Foto: Suntech


Atletas que praticam esportes ao ar livre, como natação, corrida, canoagem, beach tênis, etc, estão sempre expostos aos efeitos do sol e sua radiação. Os raios ultravioletas - UV, podem causar sérios danos à saúde como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. E os atletas de esportes aquáticos são ainda mais afetados, pois a água reflete os raios solares intensificando os seus danos à pele.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Esse tipo de câncer surge principalmente pela excessiva exposição ao sol e é mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.


Assim como a hidratação e a alimentação, também é fundamental que os atletas passem a ter mais atenção com a sua pele, usando proteção solar ao praticarem seus esportes ao ar livre. E para te ajudar nesses cuidados, separamos algumas dicas essenciais sobre o uso correto do protetor solar, confira:


  • Use protetores com o Fator de Proteção Solar - FPS, mínimo de 30;

  • Aplique pelo menos 20 minutos antes da sua prática esportiva;*

  • Reaplique o seu protetor solar a cada 2 horas;*

  • Use um protetor próprio para os lábios;*

  • Não esqueça de alguns pontos críticos: orelhas, ponta do nariz, planta do pé e a careca, para os carecas;

  • Atente-se a protetores com fórmulas resistentes à água, para quem pratica esportes aquáticos.

*Veja abaixo os diferenciais do Suntech que vão facilitar a sua vida nesses três cuidados.


Além de usar um protetor solar bom e adequado para a prática esportiva, você também pode atrelar esse cuidado ao uso de óculos escuros, bonés ou chapéus, roupas com proteção UV e evitar a prática esportiva entre as 10:00 e 15:00.


Embora a intensidade dos raios solares seja maior no verão, o sol também não nos dá folga durante o inverno. Tanto que os níveis de radiação ultravioleta em São Paulo estão próximos dos níveis de Paris no verão. Então fique atento, adquira o hábito do cuidado da pele e proteja-se todos os dias.


Atualmente, temos disponíveis no mercado alguns protetores solares desenvolvidos especialmente para atletas. Principalmente para aqueles que necessitam de uma maior proteção devido a alta exposição ao sol e também a uma maior transpiração. E, um dos produtos que tem se destacado e vem sendo recomendado por atletas de alta performance em todo mundo é o Suntech, por sua resistência e conforto ao sol em provas longas, dentro e fora da água.


Foto: Suntech


Sobre a Suntech


A Suntech – Original Grip System é uma empresa catarinense, especializada em cosméticos de alta performance para proteção solar, com base vegana, transparência máxima, não testada em animais e livre de substâncias banidas no Hawaii que danificam corais.


Com a tecnologia própria “Grip System”, mantém o produto por mais de 5 horas em atividade de proteção solar de amplo espectro (AVA, UVB e Luz Azul/Visível), proporcionando efeito de tração (anti escorregamento) entre os equipamentos esportivos e os atletas. Essa exclusiva tecnologia promove 100% de segurança para que o protetor não escorra nos olhos, nem nas mais adversas condições de suor e temperatura, dentro ou fora da água. Com sua base natural de manteiga de cupuaçu e a exclusiva essência natural de andiroba, esse produto alcançou reputação internacional como o melhor protetor solar do mundo, desenvolvido com tecnologia 100% brasileira.


Procurando solucionar de forma prática e segura a rotina de proteção solar de atletas (e de toda sociedade) veja os diferenciais do protetor solar Suntech:


  • Possui FPS 30 e 50;

  • Proporciona proteção de 5 horas. Testes junto a laboratórios homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, garantem que até 5 horas após a aplicação, o fator de proteção solar ainda estão em 50% em atividade;

  • Seu sistema de aderência à pele, chamado Grip System, torna o produto funcional desde o primeiro minuto de aplicação e promove maior aderência entre atletas e seus equipamentos esportivos, resultando em conforto e segurança para a prática de esportes extremos ou trabalhos ao ar livre de muita exposição solar.

  • São 100% orgânicos e 100% transparentes;

  • Sua fórmula confortável permite a aplicação em áreas críticas como lábios, orelhas, nariz, etc;

  • Não sai na água e não escorre com o suor (não arde os olhos);

  • É livre de matérias primas de origem animal e não é testado em animais;

  • É livre de oxibenzona e octinoxato que prejudicam corais e recifes;

  • É hipoalergênico, hidratante e não comedogênico (não provoca cravos e espinhas).


Sei que você curtiu esse protetor solar né, então veja aqui os atletas embaixadores da marca e entre para a turma que se protege usando o Suntech.


376 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page