top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

A Nova Onda da Natação

Atualizado: 29 de nov. de 2019



Nem só de futebol vive o povo brasileiro. A natação é o terceiro esporte mais praticado no País, de acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério do Esporte, e entre as suas principais características está o de reunir adeptos de todas as idades.


Muitos dos praticantes buscam nesta modalidade uma atividade de lazer que melhore a sua qualidade de vida, mas estão explorando novas experiências e sensações, indo para além das piscinas e começando a se aventurarem em mares e rios.


Mais que atrair novos atletas, na maioria amadores, o desafio de nadar fora das piscinas tem conquistado o público pela energia da natureza e a liberdade do ambiente. A adrenalina das competições e o clima de confraternização também são fatores que motivam a migração de águas, que oferecem o ambiente ideal para superação individual, amizade e, principalmente, integração entre os atletas e familiares.


Vemos com mais frequência grupos pequenos de atletas se reunindo para nadarem no mar, escolas de natação e professores levando seus alunos para as praias e até assessorias esportivas especializadas em natação de águas abertas em várias praias do Brasil. As competições de travessias, popularmente conhecidas, também tem aumentado em número de provas, tendo praticamente em todos os finais de semana, assim como as distâncias disputadas, são inúmeras as provas acima de 5.000 metros de distância e de abrangência internacional, como a Travessia 5K | Da Pinheira a Ponta do Papagaio, realizada na cidade de Palhoça/SC.


Nadar no mar requer algumas habilidades específicas como força e resistência, exigidas principalmente pela necessidade de cumprir o percurso de uma só vez. Mesmo que o atleta pare um pouco para descansar, ele precisa se manter sempre em ação para não afundar. Pelas constantes marolas e ondulações é preciso usar técnicas de braçada e respiração diferentes das aplicadas na piscina. E ter um bom senso de localização é importantíssimo, assim como definir alguns pontos de referência em terra antes de cair na água.


Com isso, vale lembrar que os iniciantes não devem entrar sozinhos no mar. É preciso ter alguma experiência e seguir critérios para segurança, que são adquiridos em treinos com equipes especializadas que dão todo o suporte.


Se você também vive nadando nas praias do mundo como nós, ou está pensando em explorar novas águas, vale acompanhar o Tour 100 Praias, estamos nadando em 100 praias de Santa Catarina e mapeando esses locais com informações do local, características do mar e possibilidades de percursos.


82 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page