top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Entrevista: Ray B. Martins - Líderes empresariais competindo nos esportes


Assim como o mundo dos negócios, o esporte também é movido por paixão, garra, competição, adrenalina, transpiração, motivação, espírito de equipe, luta, ação e reação. E disso tudo podemos tirar grandes lições para evoluirmos. Como atletas, cidadãos, no setor profissional e até mesmo no social.


Um bom exemplo vem do contador Ray Borges Martins, que além de estar à frente da Cardinal Assessoria Contábil, há pelo menos quatro anos concilia a sua rotina de trabalho com os treinos de triatleta. Apaixonado por natação e participante cativo do Circuito Ocean, ele nos conta nesta entrevista como é ser um empreendedor e também um atleta amador competindo em grandes provas. Vem conferir:


Você sempre praticou esportes?

Sempre pratiquei atividades físicas, antes de 10 anos de idade já praticava judô no antigo clube 6 de Janeiro com o Professor Rocha, uma lenda viva local. Depois fiz escolinhas de futebol. Já no ensino médio, pratiquei atletismo no Colégio Militar e posteriormente pratiquei Jiu-Jitsu.


Quando e como você despertou para o triathlon?

Eu treinava Jiu-jitsu até 2015 com Mestre e amigo Saldanha, e num treino com um colega ambos escutamos um barulho estranho no meu joelho. Lembro que ele olhou pra mim e perguntou se eu também escutei. Era o menisco que tinha arrebentado. Fiz então a operação do menisco e o médico Dr. Carpeggiani, me sugeriu para que eu fortalecesse o joelho operado, começar a andar de bicicleta. Perguntei quando eu poderia, ele respondeu, amanhã mesmo. Comprei uma bicicleta e comecei a praticar e participar de algumas provas, quando um amigo me falou que eu iria melhorar se começasse a nadar. Foi então que comecei a nadar. Quando já pedalava e nadava regularmente, outro amigo falou (ou me instigou) falta somente correr para virar um triatleta. Aceitei a provocação.


Como é sua rotina entre treinos, trabalho e família?

Acordo antes das 6h todos os dias, faço uma vitamina, prescrita por uma nutricionista é claro, dou o tempo necessário para digestão e faço meu primeiro treino do dia. Segunda e quarta, treino ciclismo, em torno de 1h pela manhã, terça e quinta treino corrida também pela manhã. Natação na segunda, quarta e sexta ao meio-dia. Com isso trabalho todos os dias normalmente até umas 19:00hs. Chego em casa e a atenção é 100% pra família. Tenho uma filha de 2 anos e meio que pede atenção total, além da esposa e outro filho adolescente é claro. Tenho um filho mais velho, mas já mora sozinho. Sábado pela manhã sempre treino transição, ou seja, mais de uma atividade também. Mas o restante do dia volto a focar a família. Na maioria das vezes domingo é livre, menos em época de provas que treinamos também, mas somente pela manhã. Resumindo, querendo, conseguimos administrar bem o nosso tempo para que tudo se encaixa perfeitamente. É claro que o apoio da família é essencial para a prática desse esporte.


Qual o principal impacto que o esporte gerou na sua empresa?

Muito, todos começaram a ver a minha disposição em trabalhar, bem como ânimo diário mesmo com as dificuldades que aparecem no dia a dia. E incentivo todos os funcionários e sócios a prática de esporte, seja lá qual for. Hoje, meus dois sócios praticam atividade física regularmente e alguns funcionários também.


Com a tua prática esportiva, percebesse que os teus colaboradores e clientes se sentiram inspirados a também praticarem uma atividade física?

Praticamente respondi na pergunta anterior, mas clientes também, eu incentivo a todos praticarem atividades esportivas. Ajudo os meus clientes, que muitos já viraram amigos, a adquirem bicicletas, tênis, óculos de natação entre outros. Estou sempre disposto a ajudar que quer começar. Sei que é difícil no começo mas totalmente compensador depois.


Meia Maratona de Floripa - 2019.

Quais os principais fatores dos negócios que te influenciam no esporte? E do esporte que te influenciam nos negócios?

Sempre podemos usar fatores que influenciam um ao outro, no meu caso a concentração que meu negócio exige, uso totalmente no treino e nas provas. Li recentemente o livro "Do que eu falo quando eu falo de corrida" do escritor e maratonista Japonês Haruki Murakami. Ele usa uma frase que resume tudo que procuramos fazer: "Por mais mundana que uma ação possa parecer, fique nela tempo suficiente e ela se tornará um ato contemplativo, meditativo até". Tudo que você se dispõe a fazer, faça da melhor maneira possível.


Como a amizade dentro das equipes e grupos de competições podem gerar novos negócios?

A disciplina que você demonstra ao praticar uma atividade física, revela o quanto você também é disciplinado na vida. Automaticamente você acaba convivendo com pessoas muito disciplinadas, troca experiências profissionais e acaba contratando elas para serem parceiros. Eu conquistei clientes bem como virei cliente de parceiros de treino.


Diante da crise econômica amplificada pela pandemia do Covid-19, como as assessorias contábeis tem atuado?

Em primeiro lugar, o escritório contábil tem que ser parceiro de seu cliente, entendendo o momento que cada um está passando. Diante disso, ajudamos com a prorrogação e conciliação de débitos fiscais, orientação e preparação de documentos para acesso aos principais canais de capital de giro; planejamento financeiro, reenquadramento fiscal e suporte ao departamento pessoal.


E quais os principais conselhos para MEI e microempresas?

Primeiro conselho é pesquisem sobre a atividade, façam um plano de negócios (procurem profissionais que ajudem se for o caso), procurem um profissional contábil de confiança e que tenha referências, nesse campo é um erro (infelizmente comum) de procurar preço, o que muitas vezes pode sair bem mais caro no final. Quanto mais informações se tem, melhor fica para tomar uma decisão, nem que ela seja por não abrir o negócio.


A Cardinal Contabilidade está sediada no Estreito(mapa) , em Florianópolis/SC. Vá visitá-lo e tomar uma café, ou um vinho (ele manda bem nos vinhos), além do excelente serviço, sempre sai ótimos papos.


Assessorias de Treino:

147 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page