top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Trekking #2 - Lagoinha do Leste, Florianópolis/SC



A praia da Lagoinha do Leste é um dos cenários naturais mais encantadores que você pode presenciar. Localizada ao leste de Florianópolis, entre as praias do Matadeiro e Pântano do Sul, ela fica protegida por um morro, fazendo com que as únicas formas de acesso sejam por trilha ou pelo mar. A praia é totalmente preservada, sem qualquer construção ou estrada de acesso.


A beleza deste local está por toda a sua composição que mistura o verde das matas, o azul da imensidão do mar e o branco da faixa de areia. Lá também encontramos uma lagoa e cachoeira, onde a sua nascente encontra-se no rio que desce o morro à direita, conhecido como Morro das Três Coroas.


A trilha de acesso à Lagoinha do Leste é uma das mais procuradas na Ilha de Santa Catarina, e vamos te apresentar aqui como uma dica de trekking para você curtir com seus amigos e família.


O Local


O acesso principal para a Lagoinha do Leste se dá pela praia do Pântano do Sul, que fica no extremo sul da ilha de Florianópolis. No local há estacionamentos que funcionam o ano todo e há barzinhos para você tomar um caldo de cana ou um açaí após a trilha. Na praia não há nenhum barzinho ou banheiros, a praia é totalmente deserta.


A trilha tem uma distância de 2 Km e leva em torno de 50 minutos. O percurso total que fizemos foi de 5 Km, pois fomos até a praia, depois subimos até o Morro da Coroa e voltamos pelo acesso direto, sem voltarmos para a praia. Outro acesso à Lagoinha do Leste é pela Praia do Matadeiro, um percurso de 4 Km e pelo costão. Faremos esse trecho em breve e te contamos os detalhes por aqui também.


O Percurso



O acesso à trilha se dá por uma rua transversal à SC 406, quase na chegada a praia do Pântano do Sul. Há identificação no início da rua e um portal no início da trilha. A trilha toda é aberta e bem limpa, com boa condição de caminhada e algumas pedras ao longo do percurso. A subida é constante mas com inclinação moderada e a descida também é tranquila. A trilha recebe manutenção e há diversos pontos com degraus preparados com troncos, o que dá mais segurança para a subida ou descida.


O Morro das Três Coroas é um ponto bem famoso para fotografias onde há várias pontas de pedras no alto do morro, fica do lado direito (sul) com acesso pela praia. A subida dessa trilha é muito íngreme e com muitas pedras pelo caminho, é necessário muita atenção para subir e resistência física.


O retorno pode ser feito pela mesma trilha da ida, mas há um acesso secundário pelo alto do Morro das Três Coroas que se liga à trilha principal. Esse trecho é bem fechado pois há pouca circulação de pessoas. O chão é bem cheio de raízes e pedras, o que requer muito cuidado e exige mais das articulações.


Dicas de Segurança


A praia é totalmente deserta, sem qualquer infraestrutura de serviço. Então lembre-se sempre de levar água para consumo e seus alimentos. Importante lembrar de levar seu lixo, jamais deixe na praia.



67 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page