top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Chegou o inverno, como ficam os treinos de natação em águas abertas



Esfriou né? Para os praticantes de esportes outdoor é uma época que requer mais cuidados com o corpo e também mais disciplina para manter os treinos em dia e encarar as baixas temperaturas. Já para os nadadores, além do frio da rua, a água também está mais gelada nessa época do ano.


Para que você consiga evoluir nos treinos, mas preservando a saúde, é importante tomar alguns cuidados. Veja essas quatro dicas que destacamos aqui:


Alongamento e aquecimento: Com o frio tendemos a ficarmos mais encolhidos e as articulações mais rígidas, por isso é fundamental que você faça sempre um bom aquecimento antes de cada treino, seja na piscina ou no mar. Inclua exercícios como corrida, polichinelo e apoio nesse aquecimento.


Equipamentos adequados: Com a água muito gelada e o ambiente externo também frio, o uso da roupa de neoprene (ou borracha) é obrigatório. Outros itens que você pode usar é a touca também de neoprene, que vai proteger muito a sua cabeça, além de luvas e sapatilhas, pois as extremidades do corpo são onde mais sentimos frio. Saiba que a hipotermia é uma possibilidade real com essas condições de treino.


Treino em piscina: Mesmo para nadadores de águas abertas, o treino em piscina continua sendo essencial, então não deixe de fazê-lo. Busque uma assessoria profissional especializada em águas abertas para fazer um programa adequado para você, visto que essa época é um período com menos competições.


Manter-se ativo: Se optar por não treinar no mar em alguns dias ou mesmo por períodos maiores, procure fazer outras atividades físicas como caminhada ou bike. O importante é não ficar parado nesses dias que seriam para o treino no mar.


E lembre-se, o resultado do verão vem com a constância do treino também no inverno. Então mantenha-se firme, dizem que o frio é psicológico e adaptável.


Foto: Freepik



140 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page