Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Faixa APN.png

Treino funcional pode ser um aliado na rotina dos esportistas

Atualizado: Jun 25


A prática de qualquer esporte requer dedicação para a obtenção de bons resultados. Foco e preparo físico são fundamentais, mas muitos atletas esquecem dos cuidados que devem ter com o corpo. Atividades físicas exigem muito de todos os grupos musculares, como pernas, coxas, pés, costas e braços, e fortalecê-los acaba fazendo a diferença na hora de melhorar o rendimento ou de evitar lesões. Mas qual a melhor atividade complementar ao seu esporte?


Muito tem se falado do Treinamento Funcional como suporte. E especialistas confirmam como sendo um dos exercícios complementares mais importantes e benéficos para atletas amadores e de alto rendimento. Com movimentos completos e simultâneos, é possível trabalhar todos os grupos musculares e articulações, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, além da coordenação motora e o equilíbrio.


Segundo o Prof. Gentil Neto, Head Coach da Performe Sports Center, especialista em treinamento funcional e cross training, esta modalidade é indicada para todos os tipos de pessoas. Sejam elas esportistas ou até mesmo para os sedentários, uma vez que visa o fortalecimento das articulações através dos padrões de movimento de puxar e empurrar, dominância de joelho e quadril, exercícios de estabilidade, coordenação e flexibilidade. Para ele, o funcional é interessante pois pensa o corpo em movimento, estando por inteiro forte.


Com essa metodologia, é possível minimizar pelo menos dois problemas comuns entre os atletas: desequilíbrios posturais e as lesões por sobreuso. Questões que influenciam diretamente na velocidade, fadiga e qualidade de vida dos atletas, que pela má postura podem sentir dores nas costas tanto durante, como no pós-treino. “Exercícios estabilizadores como a prancha fortalecem a musculatura lombar e previnem possíveis incômodos causados pela má postura. Já exercícios metabólicos e cardiorespiratórios aumentam o condicionamento físico e previnem as lesões”, explica o especialista.


Outra dica importante dada por Neto é a realização constante da liberação miofascial. Ela melhora significativamente a flexibilidade do músculo, até mais do que o próprio exercício estático de alongamento, e também libera os nódulos, pontos de gatilho que geram stress muscular. Isso sem falar na melhora da resistência e do fluxo sanguíneo, contribuindo para o transporte de nutrientes por todo o corpo.


Alguns benefícios do treino funcional

  • Fortalecimento das articulações

  • Equilíbrio - desenvolve a coordenação motora

  • Flexibilidade

  • Condicionamento

  • Resistência

  • Agilidade

  • Melhora na eficiência do exercício

#funcional #treinamento #fortalecimento #performesportcenter

27 visualizações
Baner Ocean Venha Nadar.png
Pesquisa Perfil - Post.png

Leia as últimas publicações

Faixa para site com produtos Home.png

Queremos te conhecer! Participe das nossas pesquisas de Perfil.

Ícone_Whatsapp_Redondo_Vazado.png
Ícones E-mail.png
  • Instagram - PDA Esportes
  • Facebook - PDA Esportes
  • YouTube - Círculo Branco
  • Spotify - PDA Esportes
  • LinkedIn - PDA Esportes

© 2020. PDA Esportes - CNPJ 35.507.828/0001-15 | Santa Catarina - Brasil.