
A prática de qualquer esporte requer dedicação para a obtenção de bons resultados. Foco e preparo físico são fundamentais, mas muitos atletas esquecem dos cuidados que devem ter com o corpo. Atividades físicas exigem muito de todos os grupos musculares, como pernas, coxas, pés, costas e braços, e fortalecê-los acaba fazendo a diferença na hora de melhorar o rendimento ou de evitar lesões. Mas qual a melhor atividade complementar ao seu esporte?
Muito tem se falado do Treinamento Funcional como suporte. E especialistas confirmam como sendo um dos exercícios complementares mais importantes e benéficos para atletas amadores e de alto rendimento. Com movimentos completos e simultâneos, é possível trabalhar todos os grupos musculares e articulações, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, além da coordenação motora e o equilíbrio.
Segundo o Prof. Gentil Neto, Head Coach da Performe Sports Center, especialista em treinamento funcional e cross training, esta modalidade é indicada para todos os tipos de pessoas. Sejam elas esportistas ou até mesmo para os sedentários, uma vez que visa o fortalecimento das articulações através dos padrões de movimento de puxar e empurrar, dominância de joelho e quadril, exercícios de estabilidade, coordenação e flexibilidade. Para ele, o funcional é interessante pois pensa o corpo em movimento, estando por inteiro forte.
Com essa metodologia, é possível minimizar pelo menos dois problemas comuns entre os atletas: desequilíbrios posturais e as lesões por sobreuso. Questões que influenciam diretamente na velocidade, fadiga e qualidade de vida dos atletas, que pela má postura podem sentir dores nas costas tanto durante, como no pós-treino. “Exercícios estabilizadores como a prancha fortalecem a musculatura lombar e previnem possíveis incômodos causados pela má postura. Já exercícios metabólicos e cardiorespiratórios aumentam o condicionamento físico e previnem as lesões”, explica o especialista.
Outra dica importante dada por Neto é a realização constante da liberação miofascial. Ela melhora significativamente a flexibilidade do músculo, até mais do que o próprio exercício estático de alongamento, e também libera os nódulos, pontos de gatilho que geram stress muscular. Isso sem falar na melhora da resistência e do fluxo sanguíneo, contribuindo para o transporte de nutrientes por todo o corpo.
Alguns benefícios do treino funcional
Fortalecimento das articulações
Equilíbrio - desenvolve a coordenação motora
Flexibilidade
Condicionamento
Resistência
Agilidade
Melhora na eficiência do exercício
Comments