top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

Tudo o que você precisa saber para se manter motivado e treinando durante essa pandemia



Estamos passando de um ano desde os primeiros casos de Covid-19 no Brasil e a nossa expectativa era de que já estaríamos em uma condição mais amena e controlada da pandemia, voltando às nossas rotinas. Mas estamos em um dos piores momentos, voltando a restringir ainda mais as nossas atividades e adiando mais um pouco os planos de viagens e competições.


Diante disso, nosso equilíbrio emocional continua abalado, o que pode nos desmotivar para nos mantermos em movimento. Mas é preciso continuarmos em frente e para isso acontecer de forma equilibrada, devemos nos atentar a alguns fatores que serão essenciais para você se manter motivado e treinando.


Não se cobre por mais resultados, pois está tudo muito instável e todos estão confusos com essa situação. Seja no trabalho ou em casa, é preciso um pouco mais de resiliência para encarar os desafios, entender que algumas soluções estão fora do nosso controle.


Estarmos sem um calendário de competição nos deixa sem perspectivas. Então defina sua qualidade de vida como objetivo, cuidando apenas para continuar com a sua atividade física regular, manter uma alimentação saudável e equilibrada, inovar nas atividades de lazer com a família e produzir profissionalmente sem excessos.


Precisamos manter o distanciamento social como medida de prevenção do Covid-19, mas mantenha-se em contato com seu grupo de treino. Isso fará com que você não se sinta abandonado ou achando que é o único que está tendo dificuldades para se manter equilibrado e motivado.



Caso não esteja conseguindo fazer seu treinamento regular e completo, procure fazer algumas atividades complementares, como corrida, exercícios de funcional ou yoga. Além de manter-se em movimento e até mesmo estimulando musculaturas que possivelmente você não usa normalmente, descobrir novas atividades físicas ou de lazer irão aumentar o seu estímulo e nível de satisfação.


Quando voltar às competições será necessário realizar uma nova adaptação, para sua análise de desempenho e também para superar a ansiedade ou insegurança gerados por um longo tempo sem competir. Procure fazer algumas provas antes da sua principal competição.


O mais importante, além de manter uma rotina diária de exercícios físicos, é manter um equilíbrio emocional e a leveza dos pensamentos. Assista filmes inspiradores com histórias de esportes (veja dicas aqui), leia biografias de atletas que você se identifica (veja dicas aqui) e ouça podcasts - entrevistas em áudio, esportivos com histórias de atletas ou informativos sobre algum esporte (veja dicas aqui).


Saiba que este momento será superado e iremos voltar a realizar nossas grandes paixões normalmente. Até lá, devemos aproveitar o momento para rever nossos hábitos e objetivos, pararmos para refletir e irmos nos lapidando. Manter-se equilibrado física e emocionalmente é o mais importante, para todo o resto acharemos um meio de solucionar.



40 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page