top of page
Logo Vida Salgada.png

Mergulhe nos Nossos Conteúdos

Clube - Faixa.png

8 Dicas para uma boa alimentação no inverno


Foto: Freepik


Nas baixas temperaturas do inverno é comum o aumento do consumo de alimentos mais calóricos, pois o corpo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal. Por isso, é preciso estar atendo para não consumir nutrientes em excesso, evitando assim o ganho desnecessário de peso.


A Nutricionista e Educadora Física Carolina Barbosa separou algumas dicas que são importantes para nos ajudar nesse inverno:


#1 - Quantidade: Procure consumir pequenas porções ao longo do dia, sempre mastigando bem os alimentos e respeitando os sinais que o corpo dá quando já está saciado.


#2 - Bebidas quentes: Para os pequenos lanches e café da manhã, inclua bebidas quentes com leite desnatado e acrescente canela e cacau. Porém, tente não utilizar açúcar, se for necessário prefira pouca quantidade e do tipo não refinado (mascavo, demerara, stévia ou xilitol).


#3 - Chás: Bebidas quentes e com poucas calorias também são bem vindas ao longo do dia, como chás de ervas e frutas ou que contenham cafeína, gengibre e canela, que por serem termogênicos aceleraram o metabolismo.


#4 - Frutas e saladas: As baixas temperaturas contribuem para a baixa vontade de consumir frutas e saladas. A dica para manter o consumo desses alimentos, ricos em vitaminas e minerais, é utilizar os legumes e folhas cozidos ou refogados e incluir frutas cozidas com canela como sobremesa ou nos lanches. Tente consumir também sopas e caldos à base de folhas, verduras e legumes, mas sem adição de leite ou creme de leite para não tornar a refeição muito calórica.


#5 - Integrais: Prefira os alimentos integrais, pois oferecem mais nutrientes do que os refinados, além de ter absorção mais lenta, contribuindo com a saciedade e o bom funcionamento do intestino. Evite molhos muito gordurosos, prefira os que são a base de tomate e carnes magras.


#6 - Água: Não deixe de consumir água ao longo do dia para manter-se bem hidratado.


#7 - Equilíbrio: Se exagerou em alguma refeição, tente reduzir um pouco a quantidade de alimentos das próximas refeições, equilibrando assim o consumo calórico diário.


#8 - Exercícios: Por fim, mantenha uma rotina de exercícios físicos, que além de auxiliar no equilíbrio calórico consumido ao longo do dia, também liberam endorfinas auxiliando na sensação de bem estar e melhor controle do consumo de alimentos.


35 visualizações

Leia as últimas publicações

bottom of page